top of page

Como se locomover em Londres e area metropolitana

Atualizado: há 6 dias

Já elaborei roteiro de viagem por Londres aqui no blog, mas chegou a hora de explicar e me aprofundar em como se locomover pela cidade.


Utilizar o transporte público em Londres não é fácil na primeira vez, mas depois que você aprende, vai ser muito útil porque você chega em praticamente qualquer lugar.


Esse post vai ser exclusivamente sobre se locomover em Londres, e vai ter um outro falando sobre se locomover pela ilha da Grã-Bretanha, que envolve a Inglaterra, Escócia e País de Gales. E também vai ter um outro post sobre como se locomover dos aeroportos para o centro de Londres. 


Londres é um tipo de cidade que é muito grande e se você não for cuidadoso, pode acabar indo na direção ou pegando a linha de transporte errada.


Utilizar o transporte público em Londres tem duas grandes vantagens: 

  • Ele te leva a qualquer lugar, seja de metrô, trem, ônibus, barco, DLR e National Rail dentro de Londres apenas.

  • Você pode usar a aproximação do seu cartão no sensor e a catraca é liberada ou comprar o Oyster Card.


Eu particularmente já utilizei tanto o meu cartão de débito da Wise em duas das viagens, e na última vez que fui a Londres, eu comprei o Oyster Card. 


Foto: mapa transporte público em Londres
Foto: mapa transporte público em Londres


O que é o Oyster Card

O Oyster Card é um cartão magnético e funciona como se fosse um passe único e você pode usar no metrô, trem, ônibus, barco, tram DLR e National Rail (para circular dentro da cidade). Além disso, tendo esse cartão pode adquirir bilhetes para andar de barco (London River Service) e de teleférico (Emirates Air Line) por um valor mais acessível.


Esse cartão é utilizado em Londres e na sua região metropolitana e ajuda a simplificar os pagamentos, já que ele é recarregável.


Uma das principais vantagens de usar o Oyster Card é que o preço das passagens acaba sendo um pouco menor do que se fossem compradas individualmente.



Como e onde comprar o Oyster Card

Você pode comprar o Oyster em qualquer estação de metrô e pagar £5 pelo cartão. Esse valor de £5 pelo cartão e o saldo remanescente podem ser retornados quando houver a devolução do cartão ao final da sua viagem em Londres. É importante informar que você não consegue comprar nos ônibus, só nas estações que eu mencionei anteriormente.


Para comprar o seu Oyster Card é bem simples e fácil. Basta chegar em qualquer máquina em estações de metrô (underground ou tube) ou trem (overground) e fazer a compra do Oyster. Ao comprar o Oyster, você já pode colocar a sua primeira carga no cartão. Quando eu comprei o Oyster Card, eu paguei £15 (£5 pelo cartão e £10 para usar). 


Eu conseguia carregar os bilhetes e consultar o meu saldo em qualquer estação de metrô ou trem, quando eu precisava.


Além disso, você pode baixar o aplicativo da TfL (Transport for London) para poder cadastrar o seu Oyster Card (eu tentei fazer isso e não consegui). Dentro do aplicativo, você consulta o seu saldo, consegue fazer recargas e também consegue resgatar o seu saldo remanescente caso o seu cartão seja furtado ou você o perca. Eu tentei baixar o aplicativo e usar, mas não consegui.


Foto: Oyster Card, arquivo pessoal, 2023.
Foto: Oyster Card, arquivo pessoal, 2023.


Tipos de Oyster Card

Tem algumas formas de utilizar o Oyster Card e isso vai depender de como você vai se locomover pela cidade. 


Qual tipo de Oyster Card é o melhor para mim? A resposta direta é um grande depende. 


Ou seja, é importante saber onde você vai estar hospedado e o que você irá fazer pela cidade, para escolher a melhor forma de se movimentar e consequentemente a melhor forma de tarifa do seu Oyster Card, e se por acaso usar o Oyster é realmente a melhor opção.


O Oyster oferece dois tipos de modalidades:

  • Pay as you go - você vai adicionando créditos à medida que vai precisando

  • Travelcard - você escolhe 1, 7, 30 ou 365 dias


Além dessas modalidades, o Oyster oferece alguns outros tipos de possibilidades, como o Oyster Visitor Card, e descontos para crianças e idosos. Caso você acredite que se enquadre em alguma possibilidade de desconto, eu recomendo consultar o site oficial para ver todos os detalhes. Digo isso porque tem realmente diversas opções. Clique aqui para ir para o site oficial



Dicas finais quanto ao Oyster Card

  • Lembre-se que o cartão só é válido em Londres e na sua região metropolitana. Não tente utilizar em outras cidades porque não vai funcionar.

  • Faça uma análise de quantos dias você irá passar em Londres, quantas vezes você vai usar o transporte público (caso se hospede mais afastado dos pontos turísticos) e se você pretende voltar em breve, porque pode ser útil adquirir o Oyster Card.

  • Lembre-se sempre de validar o Oyster tanto na entrada quanto na saída do metrô e trem. O valor é proporcional à distância percorrida. Além disso, você pode levar uma multa caso não faça as validações do seu cartão.

  • Nos ônibus, você só precisa validar o seu cartão na entrada do ônibus porque a tarifa é única, isso torna a viagem de ônibus simples. Basta entrar, validar o cartão, sentar, dar sinal quando for descer e sair.



Outras informações relevantes

Em todas as minhas viagens para Londres, eu utilizei o metrô. Na primeira vez, eu achei bem confuso. Já a partir da segunda vez, eu estava até dando dicas e explicando como fazer para chegar em um determinado local caso alguém pedisse informação.


Definitivamente, não é fácil. Você tem que prestar atenção no sentido da linha (eastbound, westbound, northbound ou southbound), na via (tem diversas bifurcações) e também na plataforma (linhas diferentes podem dividir a mesma plataforma). É preciso estar muito atento!


Foto: mapa das regiões de Londres
Foto: mapa das regiões de Londres


Lembre-se sempre de validar o seu cartão (seja Oyster ou qualquer outro) tanto na entrada quanto na saída do metrô e trem. O valor é proporcional à distância percorrida. Além disso, você pode levar uma multa caso não faça as validações do seu cartão. 


Durante a minha segunda viagem para Londres, eu tive a oportunidade de pegar o trem (overground), já que fui aos estúdios Warner Bros, mais conhecido como os estúdios de Harry Potter (tem post sobre isso aqui no blog). É similar a andar de metrô e segue as mesmas regras, mas como o trem percorre distâncias maiores, o valor da passagem é mais caro. No trajeto centro de Londres-estúdios de Harry Potter em março de 2023, eu gastei £8 ida e mais £8 volta.


Para acessar o mapa do metrô (tube), trens (overground), DLR, National Rail e outros, confira o site oficial do Transport for London (TfL).


Espero que todas as informações sejam úteis para a sua viagem e para a sua locomoção em Londres.



Jessica Amaral

 

Eu sou afiliada a estes sites listados abaixo, isso significa que se você utilizar os serviços desses sites, você vai receber descontos especiais e eles irão me fornecer uma pequena comissão. Você ganha com isso e também me ajuda bastante. Confira a lista de links úteis para você:


Seguro viagem: Se prepare antes de embarcar! Faça uma cotação online e escolha o melhor plano de seguro viagem para você: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos. Você ganha 5% de desconto em seguro viagem com meu link!


Booking: Procurando uma hospedagem durante a sua viagem? Pesquise opções de acomodação no Booking.com.


Airbnb: Cadastre-se para se hospedar no Airbnb e/ou usar o dinheiro extra para fazer o que ama. 


Ingressos e Excursões: Evite filas e reserve com antecedência as maiores atrações do mundo. Não deixe para última hora!


Aluguel de carros: Precisando alugar um carro durante a sua viagem? Você pode fazer isso por meio do Rent cars. Eles atendem em diversos países no mundo inteiro.


Wise: Você pode comprar euro, dólar ou libra mais barato através do Wise tendo a primeira taxa totalmente FREE na sua primeira transferência. Isso só é válido para contas novas e para no máximo £500. 


Remessa Online: Outra opção para comprar euro, dólar ou libra mais barato é o site Remessa Online. Ao fazer o seu cadastro, você ganha 50% de desconto no custo da primeira transferência que fizer. Você pode utilizar o nosso código: JL045 ou acesse o link. 


Banco N26: Precisa de um banco online na Europa? Você pode abrir a sua conta no banco online alemão N26, assim você vai economizar com um câmbio mais acessível e realizar a sua viagem/intercâmbio. 


Banco Nomad: A Nomad é uma conta global sem custos de abertura ou manutenção. Viaje e compre em dólares de forma fácil, segura e transparente. Use o meu código LVNM9QCNVX e abra sua conta para ganhar 100% de desconto na taxa de serviço na sua primeira troca de moeda pelo app!


Banco Revolut: No banco Revolut você pode ter uma conta global sem custos e converter seus reais para outras moedas e utilizar tanto o débito quanto o crédito no exterior. 


Passagem aérea: Buscando passagem aérea mais barata? Pesquise pelo Passagem Promo que você irá encontrar ótimas opções.


Viaje conectado: Vale muito a pena adquirir um chip de viagem antes de sair do Brasil. Então, facilite a sua vida e se mantenha conectado!


Seguro para nômades digitais: esse é um seguro de viagem com foco nos nômades digitais, mochileiros, viajantes com frequências e até para aquele sonhado ano sabático. Além disso, ele oferece outros tipos de cobertura, como para laptop e celular.


Trusted Housesitters: você vai receber 25% de desconto na sua assinatura para ser um pet sitter (cuidador de pets) e se hospedar na casa dos donos. Você pode clicar no link ou adicionar o meu cupom de desconto: RAF609668.


Surfshark: Aproveite uma conexão estável e rápida com um serviço de VPN. Sem vigilância e protegendo seus dados online. Tenha privacidade a um preço justo.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CNPJ: 49.887.934/0001-86Jessica Amaral,

Rua Olímpio de Souza Campos Júnior, 435, Aracaju/SE, 49040-840

jessicaamaral.com.br | 2018-2024

bottom of page