top of page

Europa, União Europeia, Zona do Euro e Espaço Schengen - qual a diferença?

Atualizado: 25 de jun.

Quantas você já ouviu falar sobre o espaço Schengen?

Quantas dessas vezes você pensou que são todos os países da União Europeia?

Quantas vezes você acreditou que todos os países da Europa fazem parte da União Europeia?

E quantas você pensou em comprar euros para viajar para um país que não os usa como moeda?


Não tem problema, você não será o primeiro e nem o último a confundir isso tudo!


Leva um tempo até aprender todos os esses detalhes e vou trazer um pouquinho disso tudo para vocês. Vamos começar a entender um pouco melhor?



Europa

A Terra é um planeta composto por 6 continentes e um deles é a Europa. Os livros contam há muito tempo a história existente na Europa (para saber sobre a história da Europa, clique aqui), mas o que sabemos é que a ideia de Europa como é conhecida hoje começou com uma proposta de um geógrafo e cartógrafo sueco, chamado von Strahlenberg, em 1730.


Este geógrafo propôs que os Montes Urais, na Rússia, fossem a fronteira mais importante do leste do continente. Essa sugestão foi aceita na Rússia e em toda a Europa. Isso se deu porque a questão da divisão entre a Europa e Ásia sempre foi algo questionável ao longo da história.


Além disso, ficou-se definido que também é considerada divisão geográfica com a Ásia o Rio Ural, o Mar Cáspio, a Cordilheira do Cáucaso e o Mar Negro. Por conta disso, cinco países parecem ser localizados na Ásia, mas na realidade são do continente europeu, que são: Turquia, Cazaquistão, Geórgia, Armênia e Azerbaijão.


O restante da divisão territorial do continente é feita por meio de mares (ao norte e sul) e do Oceano Atlântico (a oeste), o que não gera muito problemas geográficos.


Fonte: pesquisa no google
Fonte: pesquisa no google

Então a Europa é constituída por:

  • 50 Estados soberanos com território na Europa e/ou que fazem parte de organizações internacionais europeias

  • 6 Estados com reconhecimento internacional nulo ou parcial


Os 50 países, em ordem alfabética, são: Albânia, Alemanha, Andorra, Armênia, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Cazaquistão, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia do Norte, Malta, Moldávia, Mônaco, Montenegro, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Romênia, Rússia, San Marino, Sérvia, Suécia, Suíça, Turquia, Ucrânia, Vaticano.


Existem alguns Estados que não tem com reconhecimento internacional ou que o tem parcialmente, que são: Abecásia, Artsaque, Chipre do Norte, Kosovo, Ossétia do Sul e Transnístria. Eles não são reconhecidos oficialmente como países, então há certa tensão nessas regiões, uma vez que algum país reivindica o território dado como independente por estes seis Estados.




União Europeia

A União Europeia é um bloco econômico que foi criado em 1958 com o objetivo de incentivar a cooperação econômica entre os países membros e, consequentemente, reduzir os riscos de conflitos. É maior e mais antigo bloco econômico do mundo.


Dos 50 países europeus, apenas 27 fazem parte da União Europeia, que são os que estão marcados em azul: Albânia, Alemanha, Andorra, Armênia, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Cazaquistão, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia do Norte, Malta, Moldávia, Mônaco, Montenegro, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Romênia, Rússia, San Marino, Sérvia, Suécia, Suíça, Turquia, Ucrânia, Vaticano.


Fonte: pesquisa no google
Fonte: pesquisa no google

Zona do Euro

O Euro (cujo símbolo é: €) é a moeda adotada oficialmente pelo bloco econômico da União Europeia. Entretanto, não é obrigatório que os países que fazem parte do bloco passem a utilizar a moeda. No mais, foram estabelecidos critérios de convergência, estabelecidos no Tratado de Maastricht, que os países devem cumprir para fazer parte da zona do Euro e alguns órgãos dentro da União Europeia precisam analisar e autorizar esse uso.


Apenas 20 dos 27 países da União Europeia utilizam o Euro, que são os marcados em azul: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia e Suécia.


Os países marcados em azul na lista acima são os do mapa que fazem parte da zona do euro. Os 8 países que não estão na cor azul optaram por manter suas moedas e são participantes do bloco da UE. Tem 7 deles marcados em verde no mapa e a Dinamarca em uma cor marrom.


Fonte: Parlamento Europeu
Fonte: Parlamento Europeu

Alguns países pequenos ou que obtiveram a independência próximo a data de criação do Euro, solicitaram autorização para utilizá-la como moeda oficial no país. Em alguns casos, esses países ainda não fazem parte da UE, mas estão em processo de tramitação atualmente. São apenas 5 países, que são: Andorra, Mônaco, Montenegro, San Marino e Vaticano.



Espaço Schengen

O Espaço Schengen foi criado em 1985 para que os cidadãos europeus e muitos nacionais de países que não pertencem à UE possam circular livremente, em turismo ou por motivos de trabalho, sem serem sujeitos a controlos de fronteira.


Quase todos os países da UE fazem parte do espaço Schengen. Dos 27 países membros da UE, 25 fazem parte da area Schengen.


Fonte: Parlamento Europeu
Fonte: Parlamento Europeu

Outros 7 países europeus não pertencentes ao bloco da UE fazem parte do espaço Schengen. Isso acontece porque alguns países não querem fazer parte integralmente do bloco, mas querem que suas populações possam viajar e circular entre os países do continente com maior facilidade. Os 7 países são: Islândia, Liechtenstein, Mônaco, Noruega, San Marino, Suíça e Vaticano.


Totalizando 31 países que tem livre circulação de pessoas.



Tabela comparativa


Eu elaborei uma tabela comparativa com todas essas informações apresentadas acima. Caso tenha interesse em analisar melhor, veja abaixo.


Fonte: arquivo pessoal
Fonte: arquivo pessoal


Até breve,

Jessica Amaral

 

Eu sou afiliada a estes sites listados abaixo, isso significa que se você utilizar os serviços desses sites, você vai receber descontos especiais e eles irão me fornecer uma pequena comissão. Você ganha com isso e também me ajuda bastante. Confira a lista:


Seguro viagem: Se prepare antes de embarcar! Faça uma cotação online e escolha o melhor plano de seguro viagem para você: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos. Você ganha 5% de desconto em seguro viagem com meu link!


Booking: Procurando uma hospedagem durante a sua viagem? Pesquise opções de acomodação no Booking.com.


Airbnb: Cadastre-se para se hospedar no Airbnb e/ou usar o dinheiro extra para fazer o que ama. 


Ingressos e Excursões: Evite filas e reserve com antecedência as maiores atrações do mundo. Não deixe para última hora!


Aluguel de carros: Precisando alugar um carro durante a sua viagem? Você pode fazer isso por meio do Rent cars. Eles atendem em diversos países no mundo inteiro.


Wise: Você pode comprar euro, dólar ou libra mais barato através do Wise tendo a primeira taxa totalmente FREE na sua primeira transferência. Isso só é válido para contas novas e para no máximo £500. 


Remessa Online: Outra opção para comprar euro, dólar ou libra mais barato é o site Remessa Online. Ao fazer o seu cadastro, você ganha 50% de desconto no custo da primeira transferência que fizer. Você pode utilizar o nosso código: JL045 ou acesse o link. 


Banco N26: Precisa de um banco online na Europa? Você pode abrir a sua conta no banco online alemão N26, assim você vai economizar com um câmbio mais acessível e realizar a sua viagem/intercâmbio. 


Banco Nomad: A Nomad é uma conta global sem custos de abertura ou manutenção. Viaje e compre em dólares de forma fácil, segura e transparente. Use o meu código LVNM9QCNVX e abra sua conta para ganhar 100% de desconto na taxa de serviço na sua primeira troca de moeda pelo app!


Banco Revolut: No banco Revolut você pode ter uma conta global sem custos e converter seus reais para outras moedas e utilizar tanto o débito quanto o crédito no exterior. 


Passagem aérea: Buscando passagem aérea mais barata? Pesquise pelo Passagem Promo que você irá encontrar ótimas opções.


Viaje conectado: Vale muito a pena adquirir um chip de viagem antes de sair do Brasil. Então, facilite a sua vida e se mantenha conectado!


Seguro para nômades digitais: esse é um seguro de viagem com foco nos nômades digitais, mochileiros, viajantes com frequências e até para aquele sonhado ano sabático. Além disso, ele oferece outros tipos de cobertura, como para laptop e celular.


Trusted Housesitters: você vai receber 25% de desconto na sua assinatura para ser um pet sitter (cuidador de pets) e se hospedar na casa dos donos. Você pode clicar no link ou adicionar o meu cupom de desconto: RAF609668.


Surfshark: Aproveite uma conexão estável e rápida com um serviço de VPN. Sem vigilância e protegendo seus dados online. Tenha privacidade a um preço justo.

94 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CNPJ: 49.887.934/0001-86Jessica Amaral,

Rua Olímpio de Souza Campos Júnior, 435, Aracaju/SE, 49040-840

jessicaamaral.com.br | 2018-2024

bottom of page