Passo a passo para fazer o imposto de renda da Irlanda
- Jessica Amaral
- 30 de jan. de 2022
- 7 min de leitura
Atualizado: 25 de jun. de 2024
Eu venho trazendo de uma forma mais completa informações úteis para quem precisar.
O texto de hoje é específico para quem mora na Irlanda e eu estou trazendo em detalhes como você pode fazer o seu imposto de renda na Irlanda.
Na Irlanda, os empregados tem os impostos tributados na fonte pela empresa e esses impostos são pagos pelo sistema PAYE (pay as you earn).
O imposto de renda na Irlanda, assim como no Brasil, não é obrigatório para todas as pessoas físicas. De uma maneira simplificada, as pessoas que são obrigadas a declarar são as que recebem o PAYE da empresa e tem outra fonte de renda non-PAYE (se você investe em ações e recebe dividendos das empresas, por exemplo). Entretanto, é comum as pessoas que recebem o PAYE apenas fazerem a declaração, especialmente quando sabem que pagaram mais impostos do que o habitual. Dessa forma, os impostos serão devolvidos pelo governo para a pessoa.
Para tanto, é importante consultar o seu “Employment Details Summary”, que é o antigo formulário conhecido como P60, para verificar os detalhes dos seus impostos ao longo do ano anterior de todos os seus empregadores.
Por fim, os cidadãos fazem a sua declaração de imposto de renda em janeiro de todo ano, geralmente após o dia 15. Isso porque as empresas tem até o dia 15 de janeiro para enviar as informações atualizadas dos seus funcionários.
Verifique se as informações estão corretas no seu “Employment Details Summary”. Caso tenha algo errado, você deve ir atrás do(s) seu(s) antigo(s) empregador(es). O Revenue não tem nada a ver com isso, pois eles só recebem as informações das empresas, mas de toda forma é apropriado avisar a eles que os dados estão incorretos. Dessa forma, esclarecimento quanto aos impostos que foram pagos ou não, devem ser feitos com o seu empregador ou ex-empregador(es).
Logo abaixo segue o passo a passo para fazer o seu imposto de renda:
Passo 1: Faça o login na sua conta do Revenue ou vá direto por esse link do site

Passo 2: Clique em "Review your tax 2018-2021"
Após realizar o login, na pagina inicial mesmo, busque pelo nome "Review your tax 2018-2021" e clique nele.
Esses anos apresentados na imagem e o mencionado no título vão ser alterados todos os anos. Na Irlanda, só são apresentados os últimos 4 (quatro) anos fiscais. Ou seja, em 2023 o ano apresentado será de 2019-2022 e assim por diante.

Passo 3: Onde está escrito "Statement of Liability", clique no "Request"
Eu estou usando uma imagem antiga porque já fiz a declaração de imposto de renda deste ano.

Passo 4: Preliminary End of Year Statement
Logo em sequência vai aparecer o seu imposto de renda preliminar. Vou apresentar o meu exemplo, mas mostrar dados pessoais. Após fazer a sua análise preliminar, clique em "Complete your Income Tax Return".

Passo 5: Completing your Income Tax Return
Primeiramente, irá aparecer uma mensagem, a qual eu estou colocando um print da tela logo abaixo e você deve selecionar o ok.

Posteriormente, irá aparecer um resumo do que você deve preencher, conforme imagem abaixo. Basta clica em "start" para iniciar a sua declaração de imposto de renda de pessoa física.

Passo 6: Preencher os 5 passos
Step 1 - Personal details
Aqui você deve preencher ou atualizar os dados pessoais. Caso já tenha feito a declaração no ano anterior, o sistema puxa todos os dados.
Os dados são: estado civil, dependentes, status de residência (residency, ordinarily resident ou domiciled in Ireland), contatos de telefone e email e informações bancárias (IBAN e BIC são necessários).


Step 2 - PAYE income
Aqui deve constar todas as suas fontes de renda enquanto empregado de uma ou mais empresa(s).
Normalmente, essas informações já vem preenchidas quando está tudo correto quanto aos seus empregadores no seu perfil do Revenue.
Mais uma vez, caso tenha algo errado com as informações fiscais de quanto você pagou, você deve ir atrás do seu antigo empregador. O Revenue não tem nada a ver com isso uma vez que eles só recebem os dados que as empresas enviam para eles.
Step 3 - Non-PAYE income
Aqui deve constar todas as fontes de renda não relacionadas ao seu emprego, como por exemplo: benefícios recebidos do governo, dividendos e lucros, renda de aluguel de imóvel etc. Neste ponto entra o benefício que muitas pessoas receberam por conta da pandemia, chamado PUP (Pandemic Unemployment Pandemic). Se for o seu caso, o Department of Social Protection vai repassar as informações para o Revenue.
Caso já tenha sido declarado algo anteriormente, vai vim preenchido automaticamente, mas em alguns casos você deverá adicionar manualmente, como é o caso do PUP por exemplo.
Se tiver algo a adicionar, basta adicionar e clicar em "Next".

Step 4 - Tax credits & reliefs
Aqui você pode adicionar despesas que você teve e que pode receber total ou parcialmente de volta, como por exemplo despesas de saúde e valores das tuition fees referente a universidade. Não são as únicas opções, mas são as mais comuns.
Informação importante: curso de inglês não é passível de solicitar reembolso! Caso você tenha realizado curso de idiomas na Irlanda, a legislação irlandesa não permite que essa despesa seja inserida no imposto de renda.
Se tiver algo a adicionar, basta adicionar. Não esqueça de selecionar para confirmar o seu tax credit. Por fim, só clicar em "Next".


Step 5 - Declaration
Aqui é o momento de revisar todos os valores e declarar que todas as informações são verdadeiras. Marque a caixa de seleção e clique em "done".

Passo 7: Assinatura eletrônica
Com o objetivo de validar tudo o que foi realizado, é necessário inserir a sua senha do Revenue para submeter o seu imposto de renda. Após inserir a senha, clique em "sign and submit".

Passo 8: Confirmação de submissão
Ao clicar no botão anterior de "sign and submit", você precisa esperar um pouco a página de internet carregar e irá ver na tela o seu protocolo. Tal como o print abaixo.
Além disso, você irá receber um email confirmando que enviou o seu imposto de renda.

Passo 9: Finalizada a declaração
Depois de enviar a declaração é possível fazer correções, basta só clicar em "amend" onde está escrito "Income Tax Return".

Passo 10: Fazer o upload dos comprovantes
Após finalizar a sua declaração de imposto de renda, volta para a página inicial do seu Revenue e na parte de PAYE Services, clique em “Receipts Tracker”.

Passo 11: Adicionar novo documento
Em sequência clique em “Add new receipt” para adicionar as informações e os documentos.

Passo 12: Fazer o upload dos comprovantes
Atualmente, você deve adicionar as seguintes informações:
Data em que a despesa foi paga por você
Escolher a categoria e subcategoria (nessa imagem, eu estou exemplificando com a despesa da minha faculdade)
Detalhes da despesa: descrição (eu escrevi apenas tuition fees), o meu nome completo conforme consta com a faculdade e o valor pago de acordo com o documento que foi adicionado
Upload do documento: só pode anexar um documento

Você precisará fazer isso para cada documento que você irá anexar. Então, por exemplo, se você pagou a sua faculdade em 6 parcelas, você deverá preencher 6 vezes esse formulário com as informações de cada um dos 6 documentos e anexar os 6 comprovantes das suas tuition fees.
Passo 13: Receber o Statement of Liability
Ao finalizar a sua declaração e enviar seus comprovantes, você receberá o Statement of Liability. É neste documento que haverá a informação se você tem algo a receber (overpayment), a pagar (underpayment) ou se está tudo equilibrado.
Caso você tenha algo a receber, o Revenue geralmente paga na sua conta corrente dentro de 5 dias úteis. No meu caso, eu já recebi o dinheiro das taxas de volta 2 dias depois de receber o Statement of Liability.
Caso você discorde do resultado, você pode utilizar o campo do “MyEnquiries” dentro da sua conta, ligar para o Revenue ou ir pessoalmente para questionar. Eles irão verificar novamente, e se preciso farão os ajustes necessários.
Espero que essas informações tenham te ajudado!
Jessica Amaral
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