top of page

Roteiro de 3 dias em Barcelona

Atualizado: 25 de jun.

Barcelona é a segunda cidade mais importante da Espanha, perdendo o posto apenas para a capital Madrid. Ela é a capital da Comunidade Autônoma da Catalunha que é composta por diversas cidades localizadas na costa do Mar Mediterrâneo na divisa com a França.


Foto: Mapa das comunidades espanholas, 2023.
Foto: Mapa das comunidades espanholas, 2023.

Na região da Catalunha fala-se o catalão, um dos 4 idiomas oficiais da Espanha. Sim, lá tem quatro idiomas e alguns conflitos separatistas que já aconteceram. Mas isso é assunto para outro post.


A area de Barcelona compreende quase 70% dos habitantes da Catalunha, então existe uma importância enorme da cidade. A maioria da população está morando em Barcelona ou faz um bate e volta para trabalhar lá, uma vez que a cidade tem um dos maiores PIBs da União Europeia, isso devido a indústria, comércio, serviços e turismo.


Tem um fluxo gigante de turistas que vão conhecer Barcelona, sendo ela uma das dez cidades mais visitadas da Europa. Além do renome no território europeu, ela também tem reconhecimento internacional e está no ranking das 50 cidades mais visitadas do mundo.


Lá é possível encontrar diversos museus, uma arquitetura belíssima, além do futebol que atrai mais um tipo de público. O time do Barcelona F.C. é um dos mais importantes do futebol europeu e mundial.



Como chegar

Chegar em Barcelona partindo do Brasil não é uma tarefa tão difícil. Existem voos diretos de São Paulo para Barcelona, mas eles podem ser caros. Por essa razão, tem algumas pessoas que compram passagem com escala em algum outro local da Europa, como Lisboa ou Madrid, antes de chegar em Barcelona.


Caso você já esteja em território europeu, você pode acessar Barcelona por meio de ônibus (como o Flixbus ou Alsa), trem (Renfe) ou avião vindo de outra cidade na Espanha ou Europa. Um trem de Madrid para Barcelona tem aproximadamente 2h30m de duração e os valores podem variar de 10 euros até 250 euros, por exemplo.

Foto: Mapa das regiões da Catalunha, 2023.
Foto: Mapa das regiões da Catalunha, 2023.

Como se locomover

Barcelona tem um sistema de metrô e ônibus bem eficiente, então é relativamente fácil você se locomover na cidade. Como você será turista, existem alguns tipos de bilhetes disponíveis para isso. O tipo de bilhete chamado “Hola Barcelona” te dá o direito de viagens ilimitadas no transporte público por 2, 3, 4 ou 5 dias. Você pode adquirir esse bilhetes nas estações de metrô, trem, nos pontos de informação turística ou na internet.


Como em qualquer outra cidade grande, dependendo da quantidade de dias, de pessoas e localização, você também pode alugar para se locomover mais livremente ou também utilizar o táxi ou usar o Free Now, que é um aplicativo de locomoção tipo o Uber.


Além disso, ainda existe o tranvia (ou tram) que é um bondinho elétrico que roda por alguns locais da cidade. Não tem muitas linhas quanto o metrô, mas é uma opção caso você necessite utilizar.



Onde se hospedar

Tem diversas opções de hospedagem em Barcelona, de hotéis a hostels, então é difícil recomendar um lugar. Você deve levar em consideração a distância dessa hospedagem até os pontos turísticos. Será que o valor que você vai pagar no bilhete ao longo dos dias será maior do que uma outra hospedagem mais próxima do centro da cidade? Além disso, lembre-se que tem pontos turísticos mais afastados em que não é possível chegar caminhando e você terá que utilizar algum meio de transporte.

Foto: Mapa dos bairros de Barcelona, 2023.
Foto: Mapa dos bairros de Barcelona, 2023.

Eu já fui duas vezes a Barcelona e fiquei em localizações diferentes. Devo dizer que nos dois casos, eu precisei utilizar o metrô e comprei o bilhete “Hola Barcelona”.



Roteiro de 3 dias em Barcelona

A maioria dos pontos turísticos de Barcelona encontram-se na região central e dá para fazer muita coisa caminhando. Alguns pontos turísticos são mais afastados e você precisará se locomover utilizando o transporte público (ônibus e/ou metrô).


Fique atento que não estou incluindo nesses dias, o translado, ou seja, você pode ter chegado na noite do dia anterior e ir embora do país após o último dia de passeio. Caso sua viagem incluía a chegada e/ou partida num desses dias, o ideal seria reajustar esse roteiro para que se torne mais viável.


Neste roteiro, estarei compartilhando três dias inteirinhos em Barcelona.


Dia 1

Nesse dia, vou focar em alguns pontos turísticos famosos da cidade de Barcelona.


Praça da Catalunha (Plaça de Catalunya)

Esta é uma das maiores praças da Espanha e um local importante para Barcelona. Essa praça representa a união entre o centro antigo e o novo. Além disso, ali é o ponto de partida para algumas vias principais da cidade, a saber Las Ramblas, o Paseo de Gracia, a Rambla de Cataluña, a Avenida de Portal del Ángel, a Rua Pelayo ou as rondas de Universidad e Sant Pere.

No mais, na Praça da Catalunha tem um edifício de lojas chamado El Corté Inglês. Este é um prédio de lojas em que no último andar tem um restaurante com vidros onde é possível apreciar a vista. Entretanto, caso você não vá fazer uma refeição, você não terá acesso aos vidros para ver a vista.



Las Ramblas

As Las Ramblas é a rua mais famosa e mais visitada de Barcelona, porque além de ser um ponto turístico é também um ponto de encontro de moradores. Ela tem um pouco mais de 1km de extensão, iniciando na Praça da Catalunha e seguindo até Porto Velho onde está localizada a estátua de Cristóvão Colombo. Durante o dia tem várias lojas nas laterais e no calçadão ficam lojinhas de lembranças da cidade (com imãs, chaveiros, cartões postais, entre outras coisas) e mesas de alguns restaurantes. Já a noite ela muda um pouco, uma vez que fica cheia de baladas.

Atenção: cuidado com os batedores de carteiras nessa região, tem diversos turistas distraídos tirando foto e não percebem que pode haver alguém tentando tirar a carteira dos seus bolsos.

Mercat de la Boqueria de Barcelona

Ao caminhar pelas Las Ramblas, você vai poder acessar o Mercado La Boqueria. É um mercado público de Barcelona em que você comprar algum lanche ou um suco natural da fruta. O valor dos produtos é acessível, então é uma opção em conta para baratear a viagem, se for o seu caso. Tem restaurantes lá dentro se quiser almoçar ou comer algo.


Praça Real (Plaça Reial)

A Praça Real é uma praça próxima as Las Ramblas com uma fonte no centro, dois postes que foram concebidos por Gaudí e alguns restaurantes e bares ao redor. Você pode ir lá para apreciar, descansar da sua caminhada, tomar um café ou comer alguma coisa.


Palácio Güell (Palau Güell)

É uma mansão modernista que foi arquitetada por Gaudí no início da sua carreira como arquiteto.


Estátua de Cristóvão Colombo (Monumento a Colón)

Esta é uma estátua datada de 1888, com mais de 50 metros de altura, de Cristóvão Colombo apontando para a América.


Igreja Sagrada Família

A igreja é o ponto turístico mais visitado em Barcelona e um dos mais visitados no mundo. Ela foi projetada pelo famoso arquiteto Antoni Gaudí e devido a sua complexibilidade ainda não foi concluída mesmo após a morte do arquiteto. Entretanto, é possível visitar o seu interior mesmo ela estando inacabada. Você deve acessar o site da Sagrada Família para comprar o seu ingresso ou enfrentar a fila na frente da igreja para comprar na hora.


Dia 1 em Barcelona. Arquivo pessoal, 2022.



Dia 2

Park Güell

O parque Güell foi inicialmente um fracasso imobiliário porque era para ter sido construído um condomínio super luxuoso, mas como não deu certo, essa area foi vendida para a prefeitura que o transformou em parque público.

O Parque Güell também foi projetado por Antoni Gaudí e em 1984 passou a fazer parte da lista de Patrimônios da Humanidade da Unesco.

Para acessar o parque, você pode pegar o metrô e depois fazer uma pequena caminhada de 15 minutos ou pegar o ônibus que te deixará na porta.


Casa La Pedrera (ou Casa Milà) e a Casa Batllò

Ambas as casas ficam a uma distância muito próxima uma da outra na avenida chamada Passeig de Gràcia, no centro de Barcelona. Elas foram projetadas por Antoni Gaudí e você pode visitar por dentro.


Praia Barceloneta

Estou recomendando ir para a Praia de Barceloneta para aproveitar um pouco esse dia depois de caminhar bastante no parque e nas casas projetadas por Gaudí.

Você pode escolher um restaurante para almoçar e aproveitar um pouco da região da praia, mesmo que não vá entrar no mar. Caso você decida entrar no mar, seria melhor chegar pela manhã, para garantir um espaço na areia.

Barceloneta é frequentada por moradores e turistas de todas as faixas etárias e está sempre está cheia porque fica muito próximo do centro da cidade. Lá você poderá encontrar diversos restaurantes, lojas, quiosques, pessoas caminhando no calçadão, pedalando ou fazendo algum esporte na areia.


Dia 2 em Barcelona. Arquivo pessoal, 2022.



Dia 3

Bairro Gótico

O Bairro Gótico tem diversas construções antigas, como o Templo de Augusto, que é uma ruína do Império Romano, além de outras atrações, como a Catedral da Cidade de Barcelona e a Igreja de Santa Maria del Pi. O bairro passou por uma reformulação em 1929, por conta da Exposição Universal, e por essa razão os veículos não são autorizados a circular por várias ruas do bairro, então se prepare para caminhar e se perder pelas ruelas.


Museu Picasso de Barcelona

O Museu Picasso é um local em Barcelona dedicado às obras do pintor Pablo Picasso, que é nascido no sul da Espanha, local onde ele residiu em Barcelona por alguns anos. O museu foi fundado em 1963 e tem milhares de obras expostas de Picasso.


Arco do Triunfo

O Arco do Triunfo de Barcelona foi projetado pelo arquiteto Josep Vilaseca i Casanovas e o objetivo da sua construção foi ser a porta de entrada da Exposição Universal em 1888. Evento este que aconteceu em Paris onde se deu a construção da Torre Eiffel no ano seguinte. Esse é um fato interessante porque a maioria dos arcos triunfais tem propósitos militares, mas o de Barcelona não, ele foi construído por conta da arte.


Parque da Cidade (Parque de la Ciudadela)

O parque da cidade também passou por uma reconstrução devido à Exposição Universal em 1888. Tem algumas atividades dentro dele onde você pode aproveitar o lago, ver as fontes e esculturas ou visitar o zoológico da cidade.



Montjuïc

Em Montjuïc é uma região que tem vários pontos turísticos. Lá é uma das regiões mais altas de Barcelona e tem uma vista linda da cidade. A construção do Castelo de Montjuïc fica no topo da colina e além disso, tem também o Museu de Joan Miró, o Museu Olímpico, o Estádio Olímpico e o MNAC no bairro.


Teleférico

Para acessar o topo da colina em Montjuic, você pode fazer pelo teleférico. Caso você faça a compra online, você tem desconto de 10% quando comparado a comprar no local. Existem outras formas de acessar o Montjuic e o seu castelo também, mas alguns turistas optam pelo teleférico.

Castelo de Montjuïc

O Castelo de Montjuïc, localizado no topo da colina, foi utilizado para batalhas ao longo da história de Barcelona, até porque o seu ponto no alto de uma colina favorecia bastante. Já foi palco de bombardeios e também utilizado como prisão, além do fuzilamento do então presidente da Generalitat (governo da Catalunha), Lluís Companys, em 1940, após o fim da Guerra Civil espanhola. Atualmente, o castelo é propriedade da prefeitura e podem ser realizadas visitas no seu interior por um preço bem acessível.


Jardim Botânico de Barcelona

Nessa mesma região de Montjuïc, também está localizado o Jardim Botânico da cidade. E da mesma forma que o castelo é cobrado um pequeno valor para acessar os jardins.


Praça Olímpica

A praça olímpica de Barcelona contempla o Anel Olímpico (Anella Olímpica - Olympic Ring), a Torre de Comunicação (Torre de Comunicacions de Montjuïc) e o Estádio Olímpico Lluís Companys (Estadi Olímpic Lluís Companys) que foram utilizados durante os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992.


Museu Olímpico e do Esporte de Barcelona (Museu Olímpic i de l’Esport)

O museu olímpico é um passo para conhecer melhor a fundo a trajetória da organização e os esportes que aconteceram na época das olimpíadas de 1992. Fique atento aos dias e horários de funcionamento, e também há a cobrança de um pequeno valor de entrada.


Fundação Joan Miró (Fundació Joan Miró)

A fundação foi criada em 1975 para expor as obras do artista catalão Joan Miró e representou o primeiro museu de arte contemporânea de Barcelona. Na exposição permanente você irá encontrar aproximadamente 400 obras, entre pinturas e esculturas, de Joan Miró. Há também exposições temporárias de outros nomes da arte. O edifício foi projetado por um amigo do artista, o arquiteto Josep Lluís Sert, e conta com muitos terraços, além do seu espaço aberto. Fique atento aos dias e horários de funcionamento, e também há a cobrança de um valor na entrada.


Museu Nacional de Arte da Catalunha (Museu Nacional d’Art de Catalunya) - MNAC

O museu de arte foi construído entre 1927 e 1929 por conta da Exposição Universal em 1929. Entretanto, o museu foi aberto ao público em 2004 após uma reforma no edifício e conta com um acervo de pinturas, esculturas, artes decorativas, etc de várias fases da arte. Além disso, existe um terraço no museu em que é possível ter uma vista linda de Barcelona. Lembre-se de estar atento aos dias e horários de funcionamento, e também tem o valor a ser pago como entrada, além disso, o valor do museu e do terraço são pagos separadamente.


Fonte Mágica de Montjuic

Assim como diversos outros lugares de Barcelona, a fonte foi criada em 1929 para a Exposição Universal que aconteceu na cidade. Na fonte acontecem os eventos, chamados de “música e cor”, onde é feita a combinação entre música e a coreografia da água com luzes. É uma atração gratuita e linda de se assistir, mas recomendo que chegue cedo lá, pelo menos 30 minutos antes do início, para encontrar um local para sentar. A depender da estação do ano, os dias e horários do espetáculo vão sofrer alterações, que são:

  • Novembro a março: sexta-feira e sábado: 19h - 20h30 (os espetáculos começam 19h, 19h30 e 20h);

  • Abril, maio e outubro: sexta-feira e sábado: 21h - 22h30 (os espetáculos começam 21h, 21h30 e 22h);

  • Junho a setembro: quinta a domingo: 21h30 - 23h (os espetáculos começam 21h30, 22h e 22h30).


Dia 3 em Barcelona. Arquivo pessoal, 2022.



Esse é um roteiro bem completo de Barcelona que eu estou disponibilizando gratuitamente. Agradeço se você puder compartilhar o roteiro com amigos e colegas, pois assim meu trabalho pode chegar para mais pessoas.



Jessica Amaral

 

Eu sou afiliada a estes sites listados abaixo, isso significa que se você utilizar os serviços desses sites, você vai receber descontos especiais e eles irão me fornecer uma pequena comissão. Você ganha com isso e também me ajuda bastante. Confira a lista de links úteis para você:


Seguro viagem: Se prepare antes de embarcar! Faça uma cotação online e escolha o melhor plano de seguro viagem para você: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos. Você ganha 5% de desconto em seguro viagem com meu link!


Booking: Procurando uma hospedagem durante a sua viagem? Pesquise opções de acomodação no Booking.com.


Airbnb: Cadastre-se para se hospedar no Airbnb e/ou usar o dinheiro extra para fazer o que ama. 


Ingressos e Excursões: Evite filas e reserve com antecedência as maiores atrações do mundo. Não deixe para última hora!


Aluguel de carros: Precisando alugar um carro durante a sua viagem? Você pode fazer isso por meio do Rent cars. Eles atendem em diversos países no mundo inteiro.


Wise: Você pode comprar euro, dólar ou libra mais barato através do Wise tendo a primeira taxa totalmente FREE na sua primeira transferência. Isso só é válido para contas novas e para no máximo £500. 


Remessa Online: Outra opção para comprar euro, dólar ou libra mais barato é o site Remessa Online. Ao fazer o seu cadastro, você ganha 50% de desconto no custo da primeira transferência que fizer. Você pode utilizar o nosso código: JL045 ou acesse o link. 


Banco N26: Precisa de um banco online na Europa? Você pode abrir a sua conta no banco online alemão N26, assim você vai economizar com um câmbio mais acessível e realizar a sua viagem/intercâmbio. 


Banco Nomad: A Nomad é uma conta global sem custos de abertura ou manutenção. Viaje e compre em dólares de forma fácil, segura e transparente. Use o meu código LVNM9QCNVX e abra sua conta para ganhar 100% de desconto na taxa de serviço na sua primeira troca de moeda pelo app!


Banco Revolut: No banco Revolut você pode ter uma conta global sem custos e converter seus reais para outras moedas e utilizar tanto o débito quanto o crédito no exterior. 


Passagem aérea: Buscando passagem aérea mais barata? Pesquise pelo Passagem Promo que você irá encontrar ótimas opções.


Viaje conectado: Vale muito a pena adquirir um chip de viagem antes de sair do Brasil. Então, facilite a sua vida e se mantenha conectado!


Seguro para nômades digitais: esse é um seguro de viagem com foco nos nômades digitais, mochileiros, viajantes com frequências e até para aquele sonhado ano sabático. Além disso, ele oferece outros tipos de cobertura, como para laptop e celular.


Trusted Housesitters: você vai receber 25% de desconto na sua assinatura para ser um pet sitter (cuidador de pets) e se hospedar na casa dos donos. Você pode clicar no link ou adicionar o meu cupom de desconto: RAF609668.


Surfshark: Aproveite uma conexão estável e rápida com um serviço de VPN. Sem vigilância e protegendo seus dados online. Tenha privacidade a um preço justo.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CNPJ: 49.887.934/0001-86Jessica Amaral,

Rua Olímpio de Souza Campos Júnior, 435, Aracaju/SE, 49040-840

jessicaamaral.com.br | 2018-2024

bottom of page