top of page

Roteiro de 3 dias em Foz do Iguaçu, Brasil

Atualizado: há 6 dias

Eu imagino que você já tenha ouvido falar da cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, acertei? Talvez não pela cidade em si, mas por conta do Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as cataratas do Rio Iguaçu.


Definitivamente, as cataratas é o local turístico mais famoso da cidade, do estado do Paraná e um dos mais famosos do Brasil.


A cidade em si é de porte médio quando comparado ao seu potencial turístico. Apesar de Foz do Iguaçu ter menos 300 mil habitantes, ela conta com uma excelente infraestrutura de hotéis e restaurantes e recebe todos os tipos de turistas, viajantes solo, casais, famílias, grupos de amigos e de todas as idades.


Por fim, mas não menos importante, Foz do Iguaçu possui a maior comunidade muçulmana do Brasil, e você pode ter uma imersão cultural durante o seu período na cidade.


Foto: Arquivo pessoal, 2022.
Foto: Arquivo pessoal, 2022.

Como chegar

Existem algumas formas de chegar a cidade de Foz do Iguaçu, mas isso vai depender de onde você está localizado.


Por ter um fluxo turístico muito alto, a cidade é contemplada com um aeroporto internacional. Então, a forma mais fácil e rápida de se chegar a Foz é de avião. Tem voos diretos partindo de São Paulo, do Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e outras cidades. Só que se você vier de longe, provavelmente você vai pegar um voo que faz escala ou conexão em São Paulo ou Curitiba.


Entretanto, se você estiver em outra cidade nos estados vizinhos, como Santa Catarina, Mato Grosso do Sul ou São Paulo, é preciso analisar se realmente compensa pegar um voo. Além do mais, a divisa com o estado do Rio Grande do Sul não está muito longe, por isso a análise da sua localização, a sua questão financeira e a sua disposição vão ditar a melhor opção para você viajar. Você também pode chegar de ônibus oriundo de um desses estados (ou até de mais longe) na rodoviária de Foz do Iguaçu. E ela também é internacional, assim como o aeroporto, então é possível chegar vindo do Paraguai e Argentina.



Como se locomover

Foz do Iguaçu conta com um sistema de transporte público baseado em ônibus. Não tem metrô pela cidade, então a única forma para se beneficiar no transporte público é o ônibus.


É possível chegar nos pontos turísticos utilizando o transporte público da cidade, e foi o que eu fiz. Eu pegava o ônibus da linha 120 no Terminal de Transporte Urbano e a passagem custava 5 reais em novembro de 2022. Essa linha em específico vai em direção às cataratas. Ela passa pelo aeroporto, depois Parque das Aves e, então, o Parque Nacional do Iguaçu e o trajeto leva quase 1 hora sem trânsito. Tem outra linha de ônibus para ir para a tríplice fronteira, que é para outra direção na cidade.


Caso você esteja em grupo, talvez valha a pena alugar um carro ou dividir um táxi. Além disso, existem alguns ônibus de turismo que oferecem passeios todos os dias para as Cataratas do lado brasileiro e argentino, além de Itaipu. É necessário buscar um agente de viagens e se informar sobre os valores dos passeios, geralmente os hotéis, pousadas, hostels podem te recomendar um.


A forma de locomoção é uma questão de escolha de acordo com o seu perfil, suas condições financeiras e com quem você está viajando.

Imagem retirada do Google: Foz do Iguaçu.



Onde se hospedar

Foz do Iguaçu é o tipo de cidade que tem hospedagem desde para os mais mochileiros que buscam economizar se hospedando em quartos compartilhados em hostels até resorts de luxo com tudo incluso.


Tem hospedagem para todo o tipo de gosto e valores. Eu não vou fazer uma lista de recomendação de hotéis, mas vou explicar a respeito dos bairros para que você possa decidir o seu melhor custo-benefício.


Em relação a localização é preciso pensar bem na sua decisão porque algumas regiões não terão opções de restaurantes e outras atividades, então é preciso pensar no que é mais interessante para você e analisar o custo-benefício de cada localização.


A rede hoteleira se concentra muito nos bairros do Centro, na região próxima a Ponte Internacional da Amizade e na Avenida das Cataratas, próximo as Cataratas do Iguaçu.


Eu escolhi ficar no Centro da cidade de Foz do Iguaçu porque é onde tem a maior concentração de hospedagens, tem valores para todos os bolsos e estilos de viajantes, e também tem restaurantes, lanchonetes, supermercado e o terminal de ônibus próximos.


Imagem retirada do Google: Mapa dos bairros de Foz do Iguaçu.



Roteiro de 3 dias em Foz do Iguaçu

Os pontos turísticos estão separados por blocos e a orientação é separar o dia para ficar numa determinada área, assim diminui a necessidade de locomoção. Por exemplo, a entrada para o parque onde fica as cataratas fica em um local bem específico em que você só vai lá para isso, mas no caminho para o parque e sua bilheteria, você passa por outros pontos turísticos.


Fique atento que não estou incluindo nesses dias, o translado, ou seja, você pode ter chegado na noite do dia anterior e ir embora após o último dia de passeio. Caso sua viagem incluía a chegada e/ou partida num desses dias, o ideal seria reajustar esse roteiro para que se torne mais viável.


Neste roteiro, estarei compartilhando três dias inteiros em Foz do Iguaçú e as visitas nos principais pontos da cidade.


Dia 1

Parque Nacional do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu é a principal atração da cidade de Foz do Iguaçu, ela é considerada uma das 7 maravilhas naturais do mundo, é considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco e é uma atração que vai te deixar sem fôlego e impressionado com o poder da natureza.


As cataratas se formaram porque faltando 18 km para o Rio Iguaçu se juntar ao Rio Paraná, o rio Iguaçu vence um desnível que se precipita em 275 quedas de 65 metros de altura em média, uma vazão média de 1.500 m³ por segundo, numa largura de 2.780 metros.


É possível realizar dois passeios distintos em relação às cataratas, o lado brasileiro e o lado argentino. E são duas experiências diferentes. Aqui neste roteiro, vou falar apenas do lado brasileiro, que é o Parque Nacional do Iguaçu.


Para adquirir o ingresso do Parque Nacional do Iguaçu você pode comprar online no site oficial do parque ou na bilheteria no centro de visitantes ao chegar no parque. O ingresso custa aproximadamente R$ 70,00 para brasileiros ou R$ 14,00 para crianças de 2 a 11 anos.


Informação importante: o ingresso do parque é o único que os agentes de viagens não vendem!! É preciso comprar direto no site oficial e para realizar o pagamento, só é aceito o cartão de crédito. O site oficial é esse: https://cataratasdoiguacu.com.br/


O Parque funciona diariamente das 9h às 17h. Vale lembrar que alguns passeios são pagos à parte dentro do parque. O ideal é você adquirir o ingresso online e com antecedência, para escolher data e horário da visita.


Você não pode entrar com o seu carro ou carro alugado no parque, então você irá estacionar o seu carro no estacionamento ao lado da entrada. O parque oferece um ônibus que fica o dia todo levando e trazendo turistas da portaria até a entrada do parque. O valor já está incluído na entrada.


O passeio se inicia no centro de visitantes, você vai apresentar o seu ingresso e vai embarcar em um dos ônibus ecológicos. O percurso no ônibus tem algumas paradas, uma em frente ao Macuco Safari, outra em frente ao Hotel das Cataratas, de onde se inicia a trilha do parque e a última parada é próximo aos restaurantes no final do parque.


O parque oferece, também, atrações como trilhas e atividades de eco aventura como rafting, rapel, escalada em rocha e passeios de barco em meio às quedas. Os principais pontos do Parque Nacional do Iguaçu são:

  • Cataratas do Iguaçu - para chegar nas cataratas, você tem duas opções: descer do ônibus do parque na parada onde tem o Hotel das Cataratas e fazer a trilha caminhando até chegar nas cataratas ou descer na última parada e descer o elevador para ver as cataratas. Eu fui pela trilha porque tem diversos mirantes onde é possível ir apreciando as cataratas a distância e se aproximando dela. Também tem acesso à passarela para vê-la bem de perto. Eu fui numa época que havia tido uma grande vazão de água, então as cataratas estavam bem fortes e consequentemente eu me molhei bastante.

  • Macuco Safári - é o passeio de barco do lado brasileiro das cataratas que você pode ter uma vista de outro ângulo e tomar um banho de cachoeira. A atividade é opcional e não está incluída na entrada do parque. O preço não é dos mais acessíveis, já que adultos pagam mais de 300 reais no ingresso, enquanto crianças entre 7 e 11 anos e pessoas com mais de 60 anos pagam meia entrada. Dica especial: tem um passeio similar ao Macuco Safári realizado do lado argentino das Cataratas, chamado Gran Aventura, então vale a pena conferir os valores deles e verificar se está mais barato.

  • Passeio de helicóptero - como o próprio nome diz, o passeio é realizar uma volta de helicóptero pelo parque nacional, assim você terá um outro ângulo do parque e das cataratas. Não é um passeio barato, já que serão poucos minutos de voo, mas se você tiver condições eu acredito que será satisfatório.


Algumas dicas extras:

  • Cuidado com os quatis porque eles ficam observando a comida que você tem consigo. Eles podem ser agressivos e não os alimente.

  • Leve uma capa de chuva ou casaco impermeável. Quando as quedas estão com bastante volume d’água, molha bastante, especialmente no meio da passarela. Vale muito à pena chegar pertinho, e não faça que nem eu que chegou perto sem capa e voltou encharcada.

  • Use roupas e calçados apropriados para caminhada, leve protetor solar e repelente, além de uma garrafa d’água para se hidratar.

  • Respeite as normas do parque, preserve-o, carregue seu lixo até encontrar uma lixeira, e não retire as plantas ou animais do lugar.

  • Tem banheiros no centro de visitantes e no final da trilha das cataratas (na última parada do ônibus), mas durante a trilha não tem nenhum banheiro.

  • Nesta última parada do ônibus também tem lanchonetes, restaurantes, loja de souvenirs e ambulatório. Além disso, você pode levar seu próprio lanche na bolsa e ao final sentar numa mesa e lanchar.

Fotos: Arquivo pessoal, 2022.



Parque das Aves

O Parque das Aves foi criado em 1994 com o objetivo de preservação ambiental e ser um ambiente para a reprodução de animais. Ele possui uma area de 17 hectares de mata nativa, onde é possível conhecer os viveiros com aproximadamente 1500 aves de 140 espécies diferentes, sendo 90% delas originárias da Mata Atlântica. Além disso, o parque das aves conta com borboletário, viveiro de beija-flores e o setor de répteis com cobras e jacarés.


É possível tirar foto com uma arara no seu braço, mas você terá que enfrentar uma fila que muito provavelmente será grande, já que tem muitas pessoas querendo esse tipo de foto lá.


Por fim, existe um tour chamado Forest Experience que acontece no Parque das Aves sempre às terças e quintas, às 18h30, e somente maiores de 18 anos podem entrar (adolescentes de 16 e 17 podem participar, mas com a presença dos pais ou responsáveis). Essa atividade é paga a parte, está custando mais de 20 reais, e é onde os índios Guaranis realizam uma celebração para o público com canto, dança, comida e um cerimonial do tabaco. Todo o ritual dura 2h30 incluindo o jantar ao redor da fogueira e em sequência as pessoas podem conversar com os indígenas sobre sua cultura.


Marco das 3 Fronteiras

Esse ponto turístico leva esse nome porque é o local em que fazem fronteira Brasil, Argentina e Paraguai e os limites territoriais foram selados ao construir obeliscos que foram chamados de Marco das 3 Fronteiras. Cada obelisco tem um formato diferente e foi pintado com as cores de cada um dos países.

O formato do obelisco brasileiro é uma pirâmide e o mirante proporciona uma das mais belas vistas da região com o encontro dos rios Iguaçu e Paraná, além da posição privilegiada do pôr do sol.


Spoiler: o sol se põe atrás do obelisco do Paraguai, ou seja, infelizmente eles não conseguem ver o pôr do sol.


Por conta do pôr do sol, eles promovem uma apresentação musical e de dança ao final da tarde e começo da noite. O ideal é chegar no final da tarde para não perder esses dois eventos.


Não menos importante, existe o ingresso para acessar o Marco das 3 Fronteiras que em novembro de 2022 estava custando R$48,00. Cuidado que o Marco não abre às segundas, ele funciona de terça a domingo, das 15h às 21h.


Uma outra informação importante, não tem ônibus do transporte público depois das 20h próximo ao Marco, então você tem duas opções: pegar um táxi/uber ou caminhar aproximadamente 15 minutos até o ponto de ônibus mais próximo. Eu optei por pegar um uber, porque eu já estava cansada já que havia passado o dia inteiro nas cataratas e havia caminhado bastante.


Fotos: Arquivo pessoal, 2022.



Dia 2

Dreams Park Show

Esse é um completo que conta com cinco atrações diferentes com foco em entretenimento. Você pode adquirir o ingresso para os cinco, ou seja, um combo ou você pode comprar só os que te interessar.


Se você estiver viajando com crianças, eu recomendaria comprar o combo das 5 atrações, porque haverá muita diversão para eles. Além disso, se for um dia nublado ou chuvoso, o Dreams Park Show será a sua salvação, pois a maior parte das atrações são cobertas.


Além disso, você também consegue chegar ao Dreams Park Show pelo transporte público, porque o ônibus que vai para o Parque Nacional do Iguaçu é o mesmo. As atrações abrem todos os dias da semana, ou seja, de domingo a domingo, mas o horário de cada uma delas pode ter variações, por isso eu recomendaria ir no começo de uma tarde, às 14h por exemplo.


Vou listar as 5 atrações logo abaixo e recomendo que siga essa ordem ou inverta completamente. Digo isso porque você pode tomar um choque térmico muito grande ao ir do Parque dos Dinossauros para o Dream Ice Bar, especialmente se estiver em Foz do Iguaçu em dias muito quentes. Portanto, visite primeiro os dinossauros e por último vá ao bar de gelo, ou vice versa.

  • Parque dos Dinossauros - é uma atração que conta com várias réplicas de dinossauros em tamanho real. Essa parte do passeio é realizada a céu aberto, então se prepare para o calor ou chuva.

  • Museu de Cera - dentro todas as cinco atrações, essa é a mais famosa. O museu conta com esculturas de personagens famosos mundialmente, tal como existem em outros museus de cera mundo afora.

  • Maravilhas do Mundo - diferentemente do Parque dos Dinossauros, o Maravilhas do Mundo faz a réplica em tamanho pequeno de vários símbolos e atrações turísticas do mundo, como por exemplo a Torre Eiffel, a Estátua da Liberdade, as Pirâmides do Egito e o Cristo Redentor.

  • Harley Motor Show - já essa atração conta com motos clássicas e modelos exclusivos. Dentro do espaço existe um bar e restaurantes temáticos, que oferecem drinks e algumas opções de lanches. Além disso, existe o show de luzes nas sextas e sábados a partir das 19h e os cenários deixam o lugar ainda mais interessante. Infelizmente não fiquei para esse momento, mas se você tiver a oportunidade, aprecie.

  • Dream Ice Bar - é um bar todo construído em gelo, com um belo cenário polar, diversas esculturas em gelo e que possibilita uma experiência curiosa e divertida para quem quer sentir temperaturas negativas. O casaco e luvas vão ajudar a diminuir um pouco o frio e estão inclusos no valor do ingresso.

Fotos: Arquivo pessoal, 2022.

Dia 3

Itaipu Binacional

A Usina Hidrelétrica de Itaipu recebe visitantes do mundo inteiro porque ela é a maior geradora de energia limpa e renovável da Terra atualmente. Ela é binacional porque foi desenvolvida pelo Brasil e pelo Paraguai com o objetivo de aproveitar o potencial elétrico do Rio Paraná.


Existem alguns tipos de ingresso para visitar a usina e isso se altera de acordo com o passeio que você quer realizar. São 5 opções disponibilizadas no site de Itaipu, a saber:

  • Itaipu Especial

  • Itaipu Panorâmica

  • Itaipu Iluminada

  • Refúgio Biológico

  • Itaipu by Bike


Vou colocar mais detalhes separadamente e também acrescentar outras informações. Continua aqui comigo.


Itaipu Panorâmica

O passeio da Itaipu Panorâmica contempla toda a area externa da usina, a Avenida dos Condutos Forçados (Tubos Brancos) e o Topo da Barragem, ou seja, você consegue ter acesso a uma visão privilegiada do vertedouro no topo da barragem. A Itaipu Panorâmica permite o contato com a natureza, as paisagens do complexo turístico de Itaipu e conhecer a história da construção da usina, suas curiosidades e um comparativo com outras usinas. Além disso, a visitação acontece todos os dias por meio de um ônibus de dois andares, acompanhado de guias turísticos, mas é necessário agendar a data e horário com antecedência.



Itaipu Especial

Esta é a visita realizada na parte interna da hidrelétrica e que explica o seu funcionamento. Dessa forma, é possível contemplar a casa de máquinas, os condutos forçados (tubos brancos), as catedrais de concreto, sala de comando central, galeria das unidades geradoras e o eixo da turbina. Além disso, a visitação também acontece na parte externa da usina e nos dois mirantes. Esse passeio acontece todos os dias e tem duração de 2h30, mas é necessário agendar a sua data e horário.


Itaipu Iluminada

O passeio de Itaipu Iluminada mostra a barragem iluminada durante a noite. Esse passeio já se tornou tradicional para os turistas, pois a energia produzida pela usina se transforma em um espetáculo durante a noite. Geralmente acontece sempre às sextas e sábados e tem uma duração aproximada de 2 horas.

Itaipu Refúgio Biológico (Refúgio Biológico Bela Vista)

Esse é o Refúgio Biológico Bela Vista ou Refúgio Biológico de Itaipu que está localizado dentro da Itaipu Binacional. Esse é um passeio que você irá realizar uma caminhada de 2km no meio da area nativa que faz parte da hidrelétrica e conhecer diversas espécies de animais que foram resgatados, que hoje não podem voltar ao seu habitat natural e são abrigadas pelo Refúgio. Durante o passeio, você poderá ver animais silvestres como a jaguatirica, antas, falcões, serpentes e até mesmo a onça pintada, além de mais de centenas de espécies de plantas.



Itaipu by Bike

Este passeio permite que grupos de ciclistas possam desfrutar da usina, das ciclovias e das trilhas dentro do espaço binacional. A distância percorrida de bike será um total de 17 km entre solos de asfalto, terra, pedrisco e mata com uma duração aproximada de 2 horas. O valor do ingresso não contempla a bicicleta e você deve utilizar bikes estilo de Mountain Bike. Além disso, é necessário fazer reserva para esse tipo de passeio com antecedência porque ele só pode ser realizado em grupo mínimo de 40 pessoas.


Além desses 5 passeios, existem outras oportunidades dentro do complexo turístico de Itaipu, que estão listados abaixo e com explicações logo em sequência:

  • Polo Astronômico

  • Porto Kattamaram

  • Itaipu Ecomuseu


Polo Astronômico Itaipu

Esse passeio é realizado à noite dentro do complexo turístico de Itaipu e nele você poderá conhecer o planetário com capacidade para 60 pessoas e o observatório com dois telescópios. Se você é encantado por estrelas e/ou astronomia, essa é uma ótima opção de atividade. Além disso, o Polo possui um Observatório Solar Indígena, um Relógio de Sol Analemático, um Analema, uma esfera armilar e um heliógrafo na sua parte externa. O passeio completo (parte externa e interna) deverá durar aproximadamente 2h30, mas é bastante dinâmico. As visitações acontecem de terça a domingo em horários específicos, por isso é importante agendar a sua data e horário.



Itaipu Ecomuseu

O Ecomuseu é um espaço que apresenta a representatividade histórico-cultural da região, onde possui cenários, maquetes, réplicas e totens eletrônicos desde a ocupação da região até os projetos de conservação. Além disso, o museu conta com um acervo riquíssimo da fauna e flora da região, com vestígios arqueológicos de mais de 200 sítios e um acervo botânico com mais de 900 espécies. Por fim, mas não menos importante, existe uma maquete da fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai em uma escala 25 mil vezes menor do que o espaço original retratado em 76m².



Porto Kattamaram

Esse atrativo nada mais é do que fazer o passeio de barco pelo lago da Usina Itaipu Binacional. O barco é bem estruturado, tem capacidade para 200 pessoas, conta com bar e restaurante a bordo e você irá passar pela Ponte da Fraternidade, que faz fronteira entre o Brasil e a Argentina, e pela Ponte da Amizade, na fronteira com o Paraguai. Além disso, nas noites de sexta e sábado, é oferecida ainda a opção de um jantar a bordo do Kattamaram, num roteiro que inclui, antes, a Iluminação da Barragem. Esse passeio é realizado diariamente em alguns horários, então é importante agendar com antecedência.


Caso você tenha mais dias disponíveis, é possível inserir outros passeios e até mesmo ir em Ciudad del Este, no Paraguai, e/ou Puerto Iguazú, na Argentina. No lado Argentino, você tem acesso às cataratas de Foz do Iguaçú e pode ter outra perspectiva. Já no lado paraguaio você pode fazer compras e fazer outros passeios na natureza também.




Esse é um roteiro bem completo de Foz do Iguaçu que eu estou disponibilizando gratuitamente. Agradeço se você puder compartilhar o roteiro com amigos e colegas, pois assim meu trabalho pode chegar para mais pessoas.



Jessica Amaral

 

Eu sou afiliada a estes sites listados abaixo, isso significa que se você utilizar os serviços desses sites, você vai receber descontos especiais e eles irão me fornecer uma pequena comissão. Você ganha com isso e também me ajuda bastante. Confira a lista de links úteis para você:


Seguro viagem: Se prepare antes de embarcar! Faça uma cotação online e escolha o melhor plano de seguro viagem para você: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos. Você ganha 5% de desconto em seguro viagem com meu link!


Booking: Procurando uma hospedagem durante a sua viagem? Pesquise opções de acomodação no Booking.com.


Airbnb: Cadastre-se para se hospedar no Airbnb e/ou usar o dinheiro extra para fazer o que ama. 


Ingressos e Excursões: Evite filas e reserve com antecedência as maiores atrações do mundo. Não deixe para última hora!


Aluguel de carros: Precisando alugar um carro durante a sua viagem? Você pode fazer isso por meio do Rent cars. Eles atendem em diversos países no mundo inteiro.


Wise: Você pode comprar euro, dólar ou libra mais barato através do Wise tendo a primeira taxa totalmente FREE na sua primeira transferência. Isso só é válido para contas novas e para no máximo £500. 


Remessa Online: Outra opção para comprar euro, dólar ou libra mais barato é o site Remessa Online. Ao fazer o seu cadastro, você ganha 50% de desconto no custo da primeira transferência que fizer. Você pode utilizar o nosso código: JL045 ou acesse o link. 


Banco N26: Precisa de um banco online na Europa? Você pode abrir a sua conta no banco online alemão N26, assim você vai economizar com um câmbio mais acessível e realizar a sua viagem/intercâmbio. 


Banco Nomad: A Nomad é uma conta global sem custos de abertura ou manutenção. Viaje e compre em dólares de forma fácil, segura e transparente. Use o meu código LVNM9QCNVX e abra sua conta para ganhar 100% de desconto na taxa de serviço na sua primeira troca de moeda pelo app!


Banco Revolut: No banco Revolut você pode ter uma conta global sem custos e converter seus reais para outras moedas e utilizar tanto o débito quanto o crédito no exterior. 


Passagem aérea: Buscando passagem aérea mais barata? Pesquise pelo Passagem Promo que você irá encontrar ótimas opções.


Viaje conectado: Vale muito a pena adquirir um chip de viagem antes de sair do Brasil. Então, facilite a sua vida e se mantenha conectado!


Seguro para nômades digitais: esse é um seguro de viagem com foco nos nômades digitais, mochileiros, viajantes com frequências e até para aquele sonhado ano sabático. Além disso, ele oferece outros tipos de cobertura, como para laptop e celular.


Trusted Housesitters: você vai receber 25% de desconto na sua assinatura para ser um pet sitter (cuidador de pets) e se hospedar na casa dos donos. Você pode clicar no link ou adicionar o meu cupom de desconto: RAF609668.


Surfshark: Aproveite uma conexão estável e rápida com um serviço de VPN. Sem vigilância e protegendo seus dados online. Tenha privacidade a um preço justo.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CNPJ: 49.887.934/0001-86Jessica Amaral,

Rua Olímpio de Souza Campos Júnior, 435, Aracaju/SE, 49040-840

jessicaamaral.com.br | 2018-2024

bottom of page