top of page

Roteiro de 4 dias na Bavaria (Baviera) Alemã

Atualizado: 25 de fev.



Dando continuidade a série de publicações no blog dos roteiros de viagem que eu fiz para as minhas viagens na Europa, hoje é dia de falar da Alemanha. Foram 10 países ao todo, consequentemente haverá 10 publicações para cada um deles, sendo esta a terceira.


Ao final dos 10 países, eu vou lançar o meu ebook para que você possa criar o seu roteiro de viagens personalizado. Fique atento, não deixe de acompanhar os roteiros e esse post será atualizado com o link do ebook ao final das 10 publicações.


Antes de falar do roteiro em si, eu acredito ser importante fazer uma contextualização para que você possa entender melhor como se deu a logística.


Eu fui realizar um intercâmbio de inglês por 2 semanas em Malta e enquanto estava lá, uma amiga me convidou para passar o Natal com ela na Alemanha. Por essa razão, eu acabei passando 4 dias na baviera com ela, entre 23 e 26 de dezembro de 2017.


PS: um esclarecimento, quanto ao termo baviera. Essa é na realidade uma região da Alemanha, que em alemão é Bayern. No inglês, o termo é traduzido como Bavaria e no português como Baviera.


Eu vou estar sempre colocando a data e o dia da semana, isso pode ser importante para a escolha dos locais a serem visitados.


Vamos ao roteiro?


Dia 1 - 23/12/2017 (sábado)

Tecnicamente, eu já cheguei na Alemanha passando por dificuldade (perrengue chique que chama, não é? hahaha). Meu voo aterrissou em Nuremberg às 20h05.


Foto: arquivo pessoal, 2018
Foto: arquivo pessoal, 2018

Eu tive que pegar um trem em direção a cidade que minha amiga morava na época, chamada Penzberg, mas eu tive que trocar de trem na estação em Tutzing.


O problema foi que eu perdi essa troca. Ia dar meia noite, era o último trem que ia para Penzberg, eu estava em uma cidade e em um país que eu não conhecia há aproximadamente 24 km de distância da cidade da minha amiga.


Encontrei uma moça que falava inglês, que ia para Penzberg e em seguida um táxi, mas o taxista era um senhor alemão que não falava inglês. Eu mostrei para ele o endereço que eu ia e ele me levou para o meu endereço e a moça para o endereço dela. Ficou 25 euros para cada uma de nós. Encontrei minha amiga com um misto de desespero e alívio!


Após o perrengue da madrugada para chegar, banho tomado e dormir. Mais tarde acordamos e fomos de trem em direção a Munique.


Mas antes de falar do roteiro que fizemos em Munique, preciso passar uma dica importante: toda vez que a gente tinha que sair de Penzberg, nós comprávamos o day ticket da Bavária (15€ pra cada) e poderíamos rodar a Bavária inteira (e algumas cidades na fronteira com a Áustria) por aquele dia. E ficamos assim fazendo bate e volta entre as cidades ao longo desses 4 dias.


Agora sim, vamos à Munique!


1. Praça Karlsplatz

2. Neuhauser Strasse - é uma rua só para pedestres

3. Marienplatz é a praça no centro histórico da cidade e ao redor dela ficam alguns outros pontos turísticos, que são:

  • Mariensäule (Coluna de Maria)

  • Neues Rathaus - é um prédio em estilo gótico da nova prefeitura

    • aqui tem um relógio que toca pontualmente todos os dias às 11h da manhã

    • tem também um posto de informações turísticas da cidade onde eu poderia pegar mapas e folhetos de Munique

  • Alter Peter ou St. Peter’s Church (Igreja São Pedro)

  • Frauenkirche (Catedral de Munique)

  • Weihnachtsmärkte (Mercado de Natal)

  • O mercado se estende das ruas Neuhauser e Kaufinger até a fonte Richard-Strauss-Brunnen e da rua Weinstraße até o Rindermarkt

  • Marienplatz (Münchner Christkindlmarkt)

4. Passamos na Viktualienmarkt (feira permanente) porque a ideia inicial era comprar algo lá para almoçar, mas resolvemos voltar no mercado de natal na Marienplatz para comer.

5. Odeonsplatz é outra praça com mais alguns prédios que são:

  • Theatinerkirche (a primeira igreja barroca da Baviera)

  • Feldherrnhalle (templo dos generais)

  • Residenz (antiga residência dos reis bávaros) é aberto à visitação e comporta um museu, a Casa do Tesouro Real e salas de concerto.

  • Hofgarten (Jardins da Corte)

6. Englischer Garten (Jardim Inglês)

7. Passamos na frente dos museus listados abaixo por meio do tram da cidade:

  • Antiga Pinacoteca (Alte Pinakothek) - um dos mais importantes museus da Alemanha

  • Nova Pinacoteca (Neue Pinakothek)

  • Pinacoteca Moderna (Pinakothek der Moderne)

  • Museu Paleontológico (Paläontologisches Museum)

  • Gliptoteca de Munique (Glyptothek)

8. Fomos também ao Parque Olímpico de Munique. É neste local que acontece a famosa festa do Oktoberfest, mas na época de dezembro tem um mercado de natal acontecendo, fomos lá dar uma olhada e aproveitamos para fazer um lanche/jantar. Depois disso, voltamos para a estação de trem para irmos para Penzberg.



Dia 2 - 24/12/2017 (domingo)

Penzberg é uma cidade pequena no interior da Alemanha, na época contava com 15 mil habitantes. Não há muito o que se fazer por lá, então a minha amiga me mostrou basicamente 3 coisas e seus arredores:

1. O centrinho da cidade - onde tem o prédio da prefeitura, tinha a árvore de natal e a pista de patinação para as pessoas.

2. Em um dos museus que tem na cidade, o Bergwerksmuseum Penzberg

3. E um parque que ficava no caminho entre a casa da minha amiga e o centro de Penzberg e a estação de trem. Então, sempre passamos pelo parque toda vez que fomos e voltamos da estação.



Dia 3 - 25/12/2017 (segunda)

1. Pegamos o trem em direção a Munique e de lá pegamos o trem para Füssen, que é a cidade onde está localizado o castelo que inspirou o castelo da Cinderela da Disney.

2. Castelo Neuschwanstein (Schloss Neuschwanstein) - era dia de Natal, por essa razão o castelo estava fechado para visitação. Esse é um dos poucos dias do ano que ele fecha, e infelizmente fomos nesse dia por conta do roteiro, mas é possível entrar nos castelos em outros dias do ano e comprar o ingresso antecipadamente. Segue opções abaixo:


3. Aproveitamos para caminhar entre os dois castelos da região (Schloss Neuschwanstein e Hohenschwangau), o lago Alpsee, o Museu da Baviera (Museum of the Bavarian kings) e tiramos muitas fotos de toda a forma. Foi um dos meus dias mais felizes por ver tanta neve!




Dia 4 - 26/12/2017 (terça)

No último dia pegamos o trem de Penzberg para Nuremberg. Assim conheceríamos a cidade e em seguida eu pegaria meu voo de volta para Malta. Ficamos caminhando por vários lugares lindos da cidade, mas como era o dia após o Natal, algumas coisas estavam fechadas. Só que mesmo assim, tiramos várias fotos.


Os locais que passamos foram:

1. Tourist Information in der Nürnberg Info - é o centro de informações turísticas da cidade onde é possível pegar um mapa da cidade.

2. Handwerkerhof é uma pequena vila com lojas de artesanato e restaurantes que fica em frente ao centro de informações turísticas.

3. Sankt LorenzKirche (Igreja de São Lourenço)

4. Ponte MüseumBrucke

  • Aqui é onde tem uma das mais clássicas fotos em Nuremberg, porque da ponte é possível ver o Spital Apotheke zum Heiligen Geist (Prédio do Hospital do Espírito Santo), que é símbolo da arquitetura da cidade e um dos cartões postais de Nuremberg.

5. Hauptmarkt

  • Frauenkirche Nürnberg (Igreja de Nossa Senhora)

  • Em Hauptmarkt é onde acontece a famosa feira de Natal de Nuremberg, mas era dia 26 de dezembro e a feira já estava fechada

  • Schöner Brunnen é uma escultura iluminada localizada no centro do mercado de Natal onde tem um anel de metal preso na grade que fica ao redor da fonte. Tem uma lenda que diz que quem gira voltará à cidade.

6. Altes Rathaus (Antiga Prefeitura)

7. Igreja São Sebaldo (Sankt Sebaldus Kirche)

8. Estátua de Albrecht Dürer

9. Residência de Albrecht Dürer - ele foi um famoso pintor e escultor alemão; sua casa é aberta para visitação.

10. Castelo Imperial de Nuremberg (Kaiserburg Nürnberg) - é um conjunto de três castelos no alto de um morro. Além disso, tem um museu dentro do castelo, mas a entrada é paga e também o mesmo não estava em funcionamento no dia 26.

  • Uma dica interessante que recebi e que não pude fazer era que o melhor horário para visitar o castelo seria no final da tarde (no encerramento das visitações). Nesse momento, é possível ver e fotografar o pôr do sol na cidade de Nuremberg, tanto de cima da torre quanto da base do castelo.



Assim ficou concluído o meu terceiro roteiro de viagem. Amanhã farei a publicação sobre a Irlanda do Norte, em breve o ebook será lançado e o link ficará disponível para compra.


Caso tenha alguma dúvida você pode deixar um comentário aqui no blog, falar comigo no instagram ou por e-mail.


Muito obrigada!

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CNPJ: 49.887.934/0001-86Jessica Amaral,

Rua Olímpio de Souza Campos Júnior, 435, Aracaju/SE, 49040-840

jessicaamaral.com.br | 2018-2024

bottom of page