top of page

Roteiro de 4 dias para Tallinn, na Estônia

Atualizado: 25 de jun.

Olá,


Dando continuidade a série de publicações no blog dos roteiros de viagem que eu fiz para as minhas viagens na Europa, hoje é dia de falar de Tallinn. Foram 10 países ao todo, consequentemente haverá 10 publicações para cada um deles, sendo esta a nona.


Ao final dos 10 países, eu vou lançar o meu ebook para que você possa criar o seu roteiro de viagens personalizado, ou seja, amanhã! Fique atento, não deixe de acompanhar o último roteiro que irá ao ar amanhã e esse post será atualizado com o link do ebook ao final das 10 publicações.


Antes de falar do roteiro em si, eu acredito ser importante fazer uma contextualização para que você possa entender melhor como se deu a logística.


Como citei em publicações anteriores, eu me mudei para a Irlanda em dezembro de 2018 para fazer um intercâmbio de inglês. Acabei ficando mais tempo, que é onde estou até hoje. E por morar na Europa, há certa facilidade na logística em termos de opções de voos e duração dos mesmos.


Lembra do roteiro para Londres que eu fui com meu amigo? Pois bem, meu amigo mora em Tallinn, na Estônia, e eu resolvi visitá-lo nos dias 15 a 20 de novembro de 2019.


Eu deixei o roteiro mais a cargo dele porque ele mora na cidade, mas mesmo assim, fiz uma listinha de locais que apresentei para ele. Ele me sugeriu fazermos 3 passeios guiados, pois toda a parte turística de Tallinn se concentra basicamente na cidade velha dentro da muralha que a cerca.


Eu estarei sempre colocando a data e o dia da semana, isso pode ser importante para a escolha dos locais a serem visitados.


Vamos começar a falar do roteiro?


Dia 0 - 15/11/2019 (sexta)

Esse dia foi apenas voo e chegada em Tallinn. Isso porque meu voo foi pela companhia aérea Scandinavian Airlines que decolou de Dublin às 19h, pousou em Copenhagen às 22h10, decolou às 22h55 e pousou em Tallinn às 01:25 da madrugada do dia seguinte.


Meu amigo deu a sugestão de fazermos os 3 walking tours gratuitos que tem em Tallinn, porque eles cobririam a maior parte dos pontos turísticos e só precisamos ir a alguns lugares após os walking tours. Dessa forma, o nosso tempo seria otimizado. O que era importante porque meu amigo estava trabalhando e eu não queria atrapalhar ele e essa foi uma forma que funcionou melhor para ele.


Tem informações no google sobre esses walking tours e adianto que posso acabar esquecendo algum lugarzinho. Teve certas paradas que aconteceram em locais pouco divulgados turisticamente, então só o walking tour mesmo vai te fazer passar por esses locais.


Dia 1 - 16/11/2019 (sábado)

Hoje fizemos o Tallinn Free Tour, que é o Walking Tour guiado pelo centro histórico da cidade. Quer saber como foi? Acompanhe os pontos:

  1. O ponto de partida é no centro de informações turísticas de Tallinn e ali mesmo já começam algumas explicações

  2. Niguliste kirik (St. Nicholas Church ou Igreja de São Nicolau)


Seguimos em direção a parte alta da cidade e fomos nos seguintes locais:

  1. Kiek in de Kök Museum and Bastion Tunnels

  2. Alexander Nevsky katedraal (Alexander Nevsky Cathedral - Catedral Ortodoxa Alexander Nevsky)

  3. Riigikogu (The Parliament Of Estonia - Parlamento da Estônia)

  4. Lindamae Park (Parque Lindamae)

  5. Toompea losso (Castelo Toompea)

  6. Toomkirik (St Mary’s Cathedral - Catedral Luterana de Santa Maria)

  7. Patkuli Vaateplatvorm (Patkuli viewing platform - Plataforma de observação Patkuli)

  8. Kohtuotsa Vaateplatvorm (Kohtuotsa viewing platform - Plataforma de observação Kohtuotsa)


Depois das paradas em duas plataformas de observação, voltamos para a cidade baixa e o Walking Tour terminou na Raekoja Plats (Town Hall Square - Praça da Prefeitura). Eu e meu amigo resolvemos continuar explorando alguns cantinhos da cidade e fomos em mais alguns lugares:

  1. Revali Raeapteek (Farmácia)

  2. Christmas Market que fica na Praça da Prefeitura

  3. Katariina käik (St.Catherine’s Passage -Passagem de Santa Catarina)


Encerramos por aqui e voltamos para a casa do meu amigo. Isso porque à noite faríamos um pub crawl e precisávamos descansar um pouquinho antes das baladas. Nesse momento, a noite passamos por 2 pontos turísticos: Fat Margaret’s Gate e a Freedom Square (Praça da Liberdade). Depois de alguns bares e shots, nem frio eu estava sentindo mais, rsrs.



Dia 2 - 17/11/2019 (domingo)

Neste dia optamos por fazer um Walking Tour sobre comunismo e a relação histórica com a Rússia para entender melhor tudo que aconteceu. O ponto de encontro foi no mesmo local do dia anterior, no centro de informações turísticas de Tallinn, e seguimos apenas pela parte baixa da cidade e em um local fora dos muros da cidade. Vamos aos pontos:

  1. Prédio da Embaixada da Rússia em Tallinn

  2. KGB vangikongid (KGB Prison Cells)

  3. Oleviste kogudus (St.Olaf’s Church - Igreja de São Olavo)

  4. Fat Margaret’s Gate

  5. Linnahall

  6. Do alto do Linnahall foi possível avistar 2 locais, mas não fomos lá. Foram esses:

    1. Lennusadam (Seaplane Harbour - Museu Marítimo da Estônia)

    2. Patarei Vangla (Patarei Prison)

Aqui encerrou o nosso walking tour e fomos almoçar, pois estávamos famintos.


Meu amigo me levou para uma area onde não tem muitos turistas, o mercado Balti Jaam, que fica ao lado da estação de trem de Tallinn. Aqui você pode pegar trens e ir para outros países, inclusive consegue chegar em São Petersburgo.


Alem disso, fomos area mais moderna da cidade, porque meu amigo queria me levar em um restaurante para jantarmos e depois voltamos para a cidade velha, onde tiramos mais umas fotos a noite no Viru Varavad (Viru Gate - Portão Viru) e na Raekoja Plats (Town Hall Square - Praça da Prefeitura) com o mercado de Natal iluminando tudo.



Dia 3 - 18/11/2019 (segunda)

Esse foi o meu dia em Helsinque que eu fiz o bate e volta de ferry. O roteiro desse dia está nesse post.


Dia 4 - 19/11/2019 (terça)

Por fim, fizemos um Walking Tour medieval com a Tales of Reval. Alguns dos pontos de parada foram similares ao primeiro ou segundo walking tour que fizemos, mas agora sob uma nova ótica: as histórias contadas remetiam ao período medieval. Os pontos diferentes dos anteriores foram basicamente esses:

  1. Tallinna Linnateater

  2. Eesti Ajaloomuuseumi Suurgildi hoone (Estonian History Museum - Museu de História Estoniana)

Foto: arquivo pessoal, 2019
Foto: arquivo pessoal, 2019

Durante a tarde o meu amigo ia trabalhar e não poderia ficar comigo, então tínhamos feito esse walking tour, almoçamos juntos, ele foi trabalhar e eu fui ver um parque na cidade, que foi o Kadriorg Park. Dentro desse parque tem o Palácio Kadriorg (Kadrioru kunstimuuseum / Kadrioru loss) e alguns museus, como o Kumu, que é um museu de arte moderna com obras de arte estonianas, mas também conta com exibições internacionais.


Após todos esses dias sem dormir direito e passeando bastante, acabei retornando mais cedo para a casa do meu amigo e resolvi descansar um pouco, pedir uma comida em casa e arrumar a mochila para pegar o voo no dia seguinte bem cedinho.


O meu voo pela Scandinavian Airlines foi bem cedinho do dia seguinte, 20/11/2019, decolou às 7h10 da manhã. Houve uma conexão em Estocolmo e eu cheguei em Dublin às 11h35 da manhã.


Como eu tenho meu amigo que mora lá, ele reservou todos os passeios que fizemos em Tallinn. E caso não tenha uma pessoa por lá, não tem problema, você consegue deixar previamente reservado alguns passeios. Segue abaixo algumas sugestões:


Assim ficou concluído o meu nono roteiro de viagem. Amanhã farei a publicação sobre a cidade de Helsinque, amanhã mesmo o ebook será lançado e o link ficará disponível para compra.


Caso tenha alguma dúvida você pode deixar um comentário aqui no blog, falar comigo no instagram ou por e-mail.


Muito obrigada!

161 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CNPJ: 49.887.934/0001-86Jessica Amaral,

Rua Olímpio de Souza Campos Júnior, 435, Aracaju/SE, 49040-840

jessicaamaral.com.br | 2018-2024

bottom of page