top of page

Roteiro de 5 dias pelo norte da Espanha - Bilbao, San Sebastián e Santander

Atualizado: 25 de fev.

Olá,


Dando continuidade a série de publicações no blog dos roteiros de viagem que eu fiz para as minhas viagens na Europa, hoje é dia de falar do norte da Espanha. Foram 10 países ao todo, consequentemente haverá 10 publicações para cada um deles, sendo esta a sexta.


Ao final dos 10 países, eu vou lançar o meu ebook para que você possa criar o seu roteiro de viagens personalizado. Fique atento, não deixe de acompanhar os roteiros e esse post será atualizado com o link do ebook ao final das 10 publicações.


Antes de falar do roteiro em si, eu acredito ser importante fazer uma contextualização para que você possa entender melhor como se deu a logística.


Como citei em publicações anteriores, eu me mudei para a Irlanda em dezembro de 2018 para fazer um intercâmbio de inglês. Acabei ficando mais tempo, que é onde estou até hoje. E por morar na Europa, há certa facilidade na logística em termos de opções de voos e duração dos mesmos.


Nessa viagem para o norte da Espanha em específico, eu fui visitar um amigo que se mudou para Bilbao uns 2 anos antes de mim. Acabei passando por 3 cidades entre 15 e 19 de maio de 2019.


Eu vou estar sempre colocando a data e o dia da semana, isso pode ser importante para a escolha dos locais a serem visitados.


Vamos começar a falar do roteiro?


Dia 1 - 15/05/2019 (quarta)

Primeiramente, preciso esclarecer que meu voo de ida e volta foi pela cidade de Santander. O voo pousou em Santander às 16h15 e eu peguei um ônibus no aeroporto às 18h50 que foi diretamente para a rodoviária de Bilbao.

Foto: arquivo pessoal, 2019
Foto: arquivo pessoal, 2019

Cheguei de fato a Bilbao às 20h35 e encontrei com meu amigo na rodoviária. Fomos em direção a casa dele e passamos por algumas ruas do centro da cidade. Uma das ruas mais conhecidas pelos universitários e pessoas mais jovens para dar uma paradinha para comer e beber é chamada Somera Kalea. Então paramos nela e eu resolvi experimentar a comida e a bebida mais comum do país basco: champiñones a la plancha (que são cogumelos na chapa) e Kalimotxo or calimocho (que é uma mistura de coca cola com vinho).



Acho interessante comentar duas coisas sobre o país basco:

  • O país basco é uma região bem diferente do restante da Espanha, eles tem traços culturais próprios, além de um idioma diferente do espanhol.

    • Atualmente, a Espanha tem 5 idiomas pela sua constituição: castelhano ou Espanhol, Galego (região da Galícia), Euskera (região do País Basco), Catalão e Aranés (região da Catalunha).

  • Foi no país basco onde havia o ETA, que talvez você tenha estudado na disciplina de história no colégio. Esse foi um grupo separatista criado em 1959 que lutava pela independência do País Basco. Eles anunciaram o fim das suas atividades em 2011, mas apenas em 2018 eles entregaram a localização dos depósitos de armas secretos que eles possuíam.


Voltando ao roteiro… por conta do horário do voo e ônibus, não foi possível visitar nada nesse dia, apenas apreciar as coisinhas típicas da região e descansar para aproveitar o dia seguinte.


Dia 2 - 16/05/2019 (quinta)

Neste dia resolvemos conhecer vários pontos de Bilbao e conseguimos fazer muita coisa a pé. Primeiramente, visitamos o centro histórico, que é chamado de Casco Viejo, nessa area foi possível conhecer:

  1. Bilboko Harresia - é um marco histórico da cidade onde mostra a marcação da maior enchente que a cidade já sofreu até hoje.

  2. Igreja de San Antón

  3. Mercado de La Ribera

  4. Rio Nervion que atravessa Bilbao e separa a cidade antiga (o Casco Viejo) da mais moderna (o Ensanche). Tem passeios de barco, mas eu não fiz.

  5. Catedral de Santiago - é uma das igrejas mais importantes de Bilbao, em estilo gótico


Depois disso, pegamos um transporte e fomos para a Gran Via de Diego López De Har. Ficamos caminhando ao longo da avenida de compras da cidade, passamos por alguma lugares, que foram:

  1. Moyua Plaza - uma praça que foi construída na década de 1940 pelo arquiteto José Luís Salinas, ela foi restaurada em 1997, quando foram alocados bancos novos e postes modernos, e hoje é um excelente lugar para sentar, ler um livro e tirar muitas fotos.

  2. Palácio Chávarri

  3. Palacio de la Diputación Foral de Vizcaya

  4. Bizkaiko Foru liburutegia (Biblioteca Foral)

  5. Edifício Guridi


Em seguida fomos a alguns locais e o único que entramos para conhecer foi o Centro cultural Azkuna Zentroa (ou Centro Cultural La Alhóndiga). É um espaço que foi remodelado como centro de cultura há poucos anos, mas o edifício foi construído no início do século XX como um armazém de vinho. No térreo tem 43 colunas de sustentação decoradas e no interior tem salas de exposições, cinema, lojas, ginásio, piscina e restaurante.


Posteriormente passamos em mais outros locais, mas resolvemos não entrar nos museus. Só tiramos fotos do lado de fora e arredores e ficamos de voltar depois para visitar. Os locais que passamos foram:

  1. Palácio Euskalduna

  2. Museu Marítimo Ria de Bilbao

  3. Parque Doña Casilda

  4. Museu de Belas Artes de Bilbao

  5. Museu Guggenheim


Quase finalizando o dia, fomos no Mirador de Artxanda. Do topo do mirador é possível ter toda a vista panorâmica da cidade, além disso tem um parque lá em cima com uma escultura, Huella Digital, uma obra criada para homenagear as vítimas da guerra civil espanhola. Nós acessamos o mirador por meio do funicular de Artxanda, datado de 1915. A estação inferior fica próxima da Ponte de Zubizuri e o percurso até a estação superior não dura mais do que três minutos.

Foto: arquivo pessoal, 2019
Foto: arquivo pessoal, 2019

Por fim, passamos na frente da prefeitura de Bilbao (Bilboko Udaletxea), tiramos algumas fotos e depois voltamos para casa.


Como eu estava com o meu amigo e ele já mora na cidade há um certo tempo, eu não tive muita preocupação quanto a logística e passeios. Caso seja do seu interesse contratar algum guia ou realizar passeios, vou deixar algumas sugestões abaixo:



Dia 3 - 17/05/2019 (sexta)

Pegamos o trem para San Sebastián (ou Donostia, no idioma Euskera) pelo Euskotren na estação do centro da cidade (o nome da estação é Casco Viejo) e descemos na última estação, chamada Amara, com duração de 2 horas e 40 minutos.


Descemos na estação central de trens de Donostia-San Sebastián e começamos a caminhar ao redor, por onde passamos por dois locais (Puente Maria Cristina e Catedral del Buen Pastor) e fomos em direção a Praia de La Concha. E que praia!! Já estive em muitos litorais, mas essa foi uma das praias que eu achei mais bonitas até o presente momento. Como ainda não era verão, a água estava fria, então não foi possível tomar um banho de mar.

Foto: arquivo pessoal, 2019
Foto: arquivo pessoal, 2019

Seguimos caminhando pelo calçadão da Praia de La Concha e fomos ao Palácio Miramar. Este local é um dos pontos de encontro da cidade, uma vez que tem uma vista sensacional da cidade, assim como jardins onde pode-se fazer piquenique.


Depois disso, tínhamos 2 opções: fazer o caminho de volta e visitar os locais no centro histórico da cidade ou seguir adiante na caminhada para visitar mais um 2 ou 3 locais. Optamos por fazer todo o caminho de volta caminhando.


Os locais na parte velha (Parte vieja) de San Sebastián que passamos foram:

  1. Donostiako Udaletxea (Ayuntamiento/Prefeitura da Donastia)

  2. Parque Alderdi Eder

  3. Koruko Andre Mariaren Basilika (Igreja De Santa Maria Del Coro)

  4. Museo de San Telmo

  5. San Bizente Eliza (Igreja De São Vicente) - é um dos mais imponentes templos religiosos de San Sebastián na Espanha de estilo medieval

  6. Plaza de la Constitución - é uma praça grande, cercada por quatro enormes prédios, que fica no coração da Parte Vieja, sendo a principal de toda a cidade. Foi fundada em 1817 pelo arquiteto Pedro Manuel de Ugartemendía sendo usada antigamente como uma arena de touros. A praça hoje funciona como um centro gastronômico e sede de grandes eventos

  7. Mercado de la Bretxa

  8. Teatro Victoria Eugenia

  9. Kursaal - é um moderno palácio de congressos, musicais e eventos, desenhado pelo arquiteto espanhol Rafael Moneo e inaugurado em 1991

  10. Playa de la Zurriola - essa praia é o ponto dos surfistas, que podem ser vistos pegando umas ondas durante os 12 meses do ano. Além disso, é uma praia muito frequentada por um público jovem.


Como ainda teríamos quase 3 horas de trem para retornar para Bilbao, resolvemos encerrar nosso passeio por aqui. Já havíamos caminhado bastante e conhecemos todo o centro da cidade de San Sebastián. Definitivamente, a próxima visita a essa cidade tem que ser no verão, para poder aproveitar as praias, que são as mais lindas.


Caso você queira conhecer San Sebastián, você pode contratar um passeio saindo de Bilbao ou fazer que nem eu, ir para estação de trem e só ir, rsrsrs. Vou disponibilizar alguns links com opções abaixo:



Dia 4 - 18/05/2019 (sábado)

Neste dia ficamos em Bilbao para terminar de conhecer alguns pontos turísticos e também porque queríamos entrar em alguns museus.


Primeiramente passamos na Praça Miguel de Unamuno, que é também onde está localizado o Arkeologi Museoa (Museu Arqueológico, Etnográfico e Histórico). Esse museu conta com objetos, fotos, esculturas, quadros e demais itens que retratam a vida dos habitantes do país basco e ajuda a esclarecer e enriquecer ainda mais o conhecimento sobre essa região da Espanha.


Em sequência fomos à Plaza Nueva que foi construída em 1849, mas ao seu redor tem construções em estilo neoclássico. Na Plaza Nueva é bem fácil encontrar bares e restaurantes para beber e comer algo, mas como é uma região bem turística, os preços são mais salgados.


Depois resolvemos entrar no Museu Guggenheim, que eu acredito ser o ponto turístico mais famoso de Bilbao no momento. O museu foi inaugurado em 1997 pelo arquiteto Frank Gehry e tem duas interessantes logo de cara: os efeitos que a luz produz nas chapas de titânio que revestem a parte exterior do edifício e todas as obras externas ao redor do museu (sendo a mais famosa, o Puppy, que é um cachorro gigante coberto por flores na frente do museu). Essa atração é paga, então não deixe de reservar o seu dia e horário de visitação.


Optamos por ir conhecer também o Museu de Belas Artes de Bilbao. Foi inaugurado em 1914 e no seu acervo permanente conta com obras de diversos artistas espanhóis e estrangeiros.


Resolvemos terminar mais cedo hoje, uma vez que os 2 dias anteriores foram bem puxados. Então, terminamos os nossos dias de visitação por aqui e fomos relaxar um pouco num barzinho.



Dia 5 - 19/05/2019 (domingo)

O ônibus estava com horário marcado para sair de Bilbao às 10h e previsão de chegada em Santander às 11h30 e o meu voo para Dublin era às 16h40. Então, eu teria umas 3 horas para aproveitar a cidade de Santander, pois eu deveria chegar no aeroporto 2 horas antes do meu voo.


Eu desci do ônibus na Plaza Estaciones, que é onde fica a estação rodoviária e também a estação de trem de Santander e fui caminhar por alguns locais próximos, que foram:

  1. Catedral de Santander

  2. Plaza del Ayuntamiento

  3. Ayuntamiento (Prefeitura)

  4. Museo de Artes Moderno y Contemporáneo de Santander y Cantabria

  5. Plaza Porticada

  6. Mercado Municipal del Este

  7. Jardines de Pereda

  8. Centro Botin

  9. Palacete del Embarcadero

  10. Embarcadero de Santander

  11. P.º de Pereda

  12. Los Raqueros


Fiquei na dúvida se pegaria um ônibus e ia conhecer uma das praias de Santander: a Playa de la Magdalena ou a Playa del Camello. Entretanto, fiquei com receio de perder o voo, e só havia voos pela Ryanair entre Dublin e Santander nos dias de quartas e domingos nessa época, dessa forma, eu não tinha a opção de perder o voo e fui para o aeroporto.



Santander me deixou com um gostinho de quero mais. Além disso, pelo pouco que vi a região da Cantábria (onde fica a cidade de Santander) é linda. Vou compartilhar algumas sugestões de passeios para não ficar com água na boca sozinha, rsrs. Veja os links abaixo:




Assim ficou concluído o meu sexto roteiro de viagem. Amanhã farei a publicação sobre a cidade de Londres, em breve o ebook será lançado e o link ficará disponível para compra.


Caso tenha alguma dúvida você pode deixar um comentário aqui no blog, falar comigo no instagram ou por e-mail.


Muito obrigada!

4.758 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CNPJ: 49.887.934/0001-86Jessica Amaral,

Rua Olímpio de Souza Campos Júnior, 435, Aracaju/SE, 49040-840

jessicaamaral.com.br | 2018-2024

bottom of page