Você já se perguntou se precisa tomar alguma vacina para visitar algum determinado local no mundo?
Pois saiba que alguns locais podem exigir algumas vacinas, dependendo da sua origem. Internacional, é geralmente exigidos que pessoas vindo do Brasil tenham tomado a vacina de febre amarela, e para isso existe o certificado internacional de vacinação. Sim, tem isso, mas vou aprofundar mais a frente.
Acho interessante entendermos um pouco sobre a vacinação, para saber quais vacinas devemos tomar.
Bora lá?
Entendendo um pouco sobre a vacinação
O que é uma vacina? Para quê que elas servem? Por que eu devo tomá-las? Perguntas que você ainda fez quando era criança... E que, às vezes, repete-as quando adulto.
Saiba que a vacinação é muito importante nas nossas vidas.
O avanço da medicina trouxe-nos esse benefício. As vacinas são substâncias derivadas ou quimicamente parecidas com o agente que provoca doenças. Ela é uma das medidas mais efetivas na prevenção de doenças, pois impedem, anualmente, milhões de mortes em todo o mundo.
Existe um Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, onde é possível realizar a vacinação nos Postos de Saúde espalhados pelo Brasil e também durante as campanhas nacionais que acontecem dependendo da necessidade (e quando acontece algum surto, para evitar o aumento e tentar controlar para o ano seguinte).
Além disso, as vacinas fornecidas pelo Ministério da Saúde pelo Programa Nacional de Imunizações não custam nada, ou seja, a vacinação obrigatória acontece de maneira gratuita! O que não acontece tão facilmente mundialmente. Enquanto eu morava na Irlanda, tive que tomar uma vacina simples de gripe e tive que pagar por isso. Valorize o SUS!
Entretanto, tem algumas vacinas que são opcionais. Nestes casos, estas vacinas ainda não foram adotadas pelo governo e podem ser aplicadas em clínicas particulares. Os valores podem ter preços variados, a depender da vacina e da clínica.
Seja a vacina obrigatória ou opcional, a carteirinha de vacinação deve ser apresentada obrigatoriamente. Dessa forma, existe o controle do que a pessoa já foi vacinada ou não e de quando devem ser administradas as doses de reforço.
Para o bem da saúde coletiva, todos devem estar em dia com a sua carteira de vacinação. Hoje em dia existem vacinas para diversas doenças, especialmente se o destino de sua viagem for um local que tem certa frequência de doenças cuja vacina você ainda não tomou.
Vacinação é um pacto coletivo pela saúde!
Quais vacinas é preciso tomar para viajar?
A necessidade ou não da vacinação depende do país de destino. Todas essas informações podem ser encontradas no site da ANVISA e vão variar de acordo com o destino.
Por diversas razões, tô postando para vocês o calendário de vacinação, já que para saber as vacinas que você precisa tomar para viajar, você também precisa saber quais já tomou!
A maior parte das vacinas pode ser empregada de forma simultânea e eventualmente em preparação única. Algumas necessitam aplicação em locais e por vias diferentes, braço e coxa, injeção intramuscular e subcutânea. Outras vacinas não devem ser aplicadas simultaneamente, como as vacinas orais contra poliomielite e contra febre amarela ou contra cólera.
Vamos de acordo com a faixa etária:
Vacinas das crianças (de 0 até 10 anos):
BCG (dose única) - ao nascer
Hepatite B (uma dose) - ao nascer
Poliomielite 1, 2 e 3: VIP paralisia infantil (três doses + um reforço) - com 2, 4 e 6 meses
Rotavírus Humano G1P1 VRH (duas doses) - com 2 e 4 meses
DTP+Hib+HB Penta: Difteria, Tétano, Coqueluche, Haemophilus influenzae B e Hepatite B (duas doses + um reforço) - com 2, 4 e 6 meses
Poliomielite 1 e 3: VOP - atenuada (dois reforços) - com 6 meses após a 3ª dose da Poliomielite VIP e a última dose com 6 meses da primeira dela
Pneumocócica 10-valente PCV 10 (duas doses + um reforço) - com 2, 4 e 12 meses
Meningocócica C (duas doses + um reforço) - com 2, 4 e 12 meses
Febre Amarela (dose inicial + reforço) - com 9 meses e com 4 anos de idade
Tríplice Viral: Sarampo, Caxumba e Rubéola SCR (uma dose) - com 12 meses
Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela SCRV (uma dose) - com 15 meses
Hepatite A (uma dose) - com 15 meses
Difteria, Tétano e Pertussis (dois reforços) - com 15 meses e com 4 anos de idade
Difteria e Tétano dT (três doses) - a partir de 7 anos com um intervalo de 60 dias entre elas
Pneumocócica 23-valente PPV 23 (um reforço) - a partir de 5 anos de idade para povos indígenas sem a comprovação da vacina PCV 10
Vacinas dos adolescentes (11 a 19 anos):
Papilomavírus humano HPV (duas doses) - com 9 e 14 anos
Meningocócica ACWY conjugada (uma dose) - entre 11 e 14 anos
Febre Amarela (um reforço) - a cada 10 anos
Hepatite B (três reforço) - a cada 10 anos, após completar o esquema infantil
Dupla tipo Adulto: difteria e tétano (três reforço) - a cada 10 anos, após completar o esquema infantil
Tríplice Viral: Sarampo, Caxumba e Rubéola SCR (dois reforços) - completar 2 doses, de acordo com situação vacinal
Vacinas dos adultos (20 a 59 anos) e idosos (60 anos ou mais):
Influenza Sazonal gripe - uma dose anual
Covid-19
Hepatite B (três doses) - a cada 10 anos
Dupla tipo Adulto: difteria e tétano (três doses) - a cada 10 anos
Tríplice Viral: sarampo, caxumba e rubéola SCR - duas doses entre 20-29 anos, 1 dose entre 30 e 59 anos, e acompanhar a situação vacinal
Febre Amarela (uma dose) - a cada 10 anos
Pneumocócica 23-valente PPV 23 (uma dose) - a cada 10 anos
Os viajantes e o CIVP
Existem algumas vacinas que são exigidas pelos países de destino, como a Febre amarela, cólera e febre tifóide, e outras vacinas são obrigatórias mundialmente, como é o caso da Hepatite A e Hepatite B.
Além disso, é interessante solicitar o seu Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). Esse certificado é um documento que comprova a vacinação contra a febre amarela, pois ela é requisitada para a entrada em alguns países.
Você pode requisitar no site da Anvisa. Você entra no site clicando aqui e utilizando o seu usuário no gov.br do governo federal você consegue fazer a sua solicitação. Vou colocar um passo a passo com os prints de tela logo abaixo:
Passo 1: preencher informações de identificação
Primeiramente, marcar a caixa “entendi” para o aviso referente a CIVP e Covid, caso apareça para você. Posteriormente, marcar a opção de que a solicitação que você está fazendo é para você próprio, confirmar os seus dados e assim continuar com sua solicitação clicando em “prosseguir”.


Passo 2: preencher os dados da vacina
Você irá informar a vacina, estavam aparecendo 3 opções, mas eu coloquei a de febre amarela conforme a imagem abaixo. Em sequência, eu inseri o lote da vacina e a data em que tomei. Posteriormente anexei uma foto da minha carteira de vacinação como comprovante da vacinação e marquei a caixa de seleção dos termos de ciência/declarações. Por fim, clique em “enviar solicitação” e foi concluída minha solicitação.


Passo 3: acompanhar a solicitação
Você pode acompanhar o andamento da sua solicitação no seu usuário no portal. Basta logar novamente e escolher a opção de “minhas solicitações". Além disso, você receberá um email informando que a sua solicitação está em análise.

Passo 4: imprimir sua CIVP
Você receberá um email informando que já existe o resultado para a sua solicitação. Então basta clicar no link que irá receber no email ou logar na sua conta para fazer o download do documento e imprimir ele. Depois de fazer o download do documento, clique em "finalizar e avaliar".
No meu caso, eu recebi o resultado em menos de 1 hora, mas talvez a depender da demanda, pode ser mais demorado.

O documento que você fez o download em PDF será assim conforme a imagem abaixo, e você deve imprimir para levar contigo nas suas viagens.

Espero que essa publicação tenha ajudado a esclarecer as suas dúvidas em relação a vacinação e caso tenha gostado das dicas, peço que compartilhe com seus amigos e colegas, pois assim meu trabalho pode chegar para mais pessoas.
Jessica Amaral
Eu sou afiliada a estes sites listados abaixo, isso significa que se você utilizar os serviços desses sites, você vai receber descontos especiais e eles irão me fornecer uma pequena comissão. Você ganha com isso e também me ajuda bastante. Confira a lista de links úteis para você:
Seguro viagem: Se prepare antes de embarcar! Faça uma cotação online e escolha o melhor plano de seguro viagem para você: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos. Você ganha 5% de desconto em seguro viagem com meu link!
Booking: Procurando uma hospedagem durante a sua viagem? Pesquise opções de acomodação no Booking.com.
Airbnb: Cadastre-se para se hospedar no Airbnb e/ou usar o dinheiro extra para fazer o que ama.
Ingressos e Excursões: Evite filas e reserve com antecedência as maiores atrações do mundo. Não deixe para última hora!
Aluguel de carros: Precisando alugar um carro durante a sua viagem? Você pode fazer isso por meio do Rent cars. Eles atendem em diversos países no mundo inteiro.
Wise: Você pode comprar euro, dólar ou libra mais barato através do Wise tendo a primeira taxa totalmente FREE na sua primeira transferência. Isso só é válido para contas novas e para no máximo £500.
Remessa Online: Outra opção para comprar euro, dólar ou libra mais barato é o site Remessa Online. Ao fazer o seu cadastro, você ganha 50% de desconto no custo da primeira transferência que fizer. Você pode utilizar o nosso código: JL045 ou acesse o link.
Banco N26: Precisa de um banco online na Europa? Você pode abrir a sua conta no banco online alemão N26, assim você vai economizar com um câmbio mais acessível e realizar a sua viagem/intercâmbio.
Banco Nomad: A Nomad é uma conta global sem custos de abertura ou manutenção. Viaje e compre em dólares de forma fácil, segura e transparente. Use o meu código LVNM9QCNVX e abra sua conta para ganhar 100% de desconto na taxa de serviço na sua primeira troca de moeda pelo app!
Banco Revolut: No banco Revolut você pode ter uma conta global sem custos e converter seus reais para outras moedas e utilizar tanto o débito quanto o crédito no exterior.
Passagem aérea: Buscando passagem aérea mais barata? Pesquise pelo Passagem Promo que você irá encontrar ótimas opções.
Viaje conectado: Vale muito a pena adquirir um chip de viagem antes de sair do Brasil. Então, facilite a sua vida e se mantenha conectado!
Seguro para nômades digitais: esse é um seguro de viagem com foco nos nômades digitais, mochileiros, viajantes com frequências e até para aquele sonhado ano sabático. Além disso, ele oferece outros tipos de cobertura, como para laptop e celular.
Trusted Housesitters: você vai receber 25% de desconto na sua assinatura para ser um pet sitter (cuidador de pets) e se hospedar na casa dos donos. Você pode clicar no link ou adicionar o meu cupom de desconto: RAF609668.
Surfshark: Aproveite uma conexão estável e rápida com um serviço de VPN. Sem vigilância e protegendo seus dados online. Tenha privacidade a um preço justo.
Commentaires